22/10/2025

Paulínia sanciona lei que responsabiliza tutores por ataques e lesões causadas por animais

Norma prevê punição a donos em casos de agressão a pessoas ou outros animais, mesmo sem comprovação de culpa

A Prefeitura de Paulínia sancionou a lei que responsabiliza tutores de animais domésticos ou domesticados por lesões causadas a pessoas ou a outros animais no município. A proposta, aprovada pela Câmara Municipal e promulgada pelo executivo municipal.

De acordo com a nova legislação, os tutores passam a responder por danos que resultem em lesão corporal leve, grave ou morte de pessoa, além de casos de agressão ou morte de outros animais.

A lei define como tutor qualquer pessoa física ou jurídica que detenha a guarda, posse ou propriedade do animal, seja de forma permanente ou temporária. A responsabilidade é objetiva, ou seja, inde-pende da comprovação de culpa, salvo em situações de força maior ou quando for demonstrado que a vítima agiu com provocação ou imprudência evidente.

As classificações de lesão leve e grave seguem os critérios estabelecidos nos artigos 129 e 129, §1º, do Código Penal. O texto ainda determina que o Poder Executivo regulamentará a norma para detalhar os procedimentos de fiscalização e aplicação das penalidades.

Foto Freepik

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.