12/08/2025

Paulínia teve média de 100 furtos por mês no primeiro semestre do ano, aponta SSP-SP

Município teve 601 furtos contabilizados nos 6 primeiros meses do ano, sem contar veículos; dados são da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo

Da redação

Paulínia registrou 601 furtos entre os meses de janeiro e junho de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP). O número representa uma média superior a 100 ocorrências por mês e um aumento superior a 12,5% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 534 furtos.

Em janeiro de 2025, foram 112 casos de furtos ocorridos na cidade, contra 89 no mesmo mês de 2024. Em fevereiro, o número subiu de 94 para 123. Março apresentou 95 furtos em 2025, contra a 83 no ano passado. Em abril, os registros passaram de 98 para 109.

Já em maio, saltaram de 88 para 99 casos. E, em junho, Paulínia teve 82 furtos no recorte do ano passado, contabilizando apenas 63 no primeiro semestre de 2025, o mês com menos ocorrências deste tipo.

Além dos furtos em geral, o levantamento da SSP separa os casos envolvendo veículos. No primeiro semestre de 2025, foram 58 furtos de veículos em Paulínia, enquanto, no mesmo período de 2024, Paulínia teve 50 registros, um aumento de 16%.

Furto ou roubo?

Vale destacar também, a diferença entre o crime de furto, e o crime de roubo.

Segundo o Código Penal, considera-se furto quando algo material é tomado sem o uso de violência ou grave ameaça, isto é, um pertence pode ser subtraído sem que a vítima perceba, como uma carteira tirada de seu bolso sem ser notada.

Já o roubo, ocorre quando existe o uso de violência ou grave ameaça, como um assaltante que aponta uma arma para tomar o celular de alguém, nesse caso, se caracteriza o roubo.

A pena de reclusão para o crime de furto, pode ir de um, a quatro anos no caso de furto simples. Em casos de furto qualificado, a pena de reclusão pode ir de dois a oito anos.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.