15/01/2025

Presidente Lula sanciona lei que restringe uso de celular nas escolas

Medida proíbe o uso dos aparelhos durante as aulas, no recreio e nos intervalos

Foto Canva

O presidente Lula da Silva sancionou, a lei que regulamenta o uso de aparelhos celulares por estudantes de escolas de educação básica das redes pública e privada. A proposta foi aprovada pelo Congresso Nacional no fim do ano passado.

A medida proíbe o uso dos aparelhos durante as aulas, no recreio e nos intervalos. O aparelho poderá ser usado apenas para atividades pedagógicas, acessibilidade, inclusão, condições médicas específicas e em casos de emergência.

Os professores ou responsáveis pedagógicos é que vão determinar o momento que os alunos poderão fazer uso do celular durante as aulas.

O presidente Lula afirmou que a aprovação da lei pelo Congresso foi um ato de coragem, cidadania e respeito ao futuro do Brasil. Lula lembrou que vários países já adotaram a medida e defendeu que é muito importante que as crianças voltem a interagir entre elas nas escolas.

O ministro da Educação, Camilo Santana, apresentou dados de várias pesquisas que apontam os prejuízos do uso de celulares e internet por crianças e adolescentes. O ministro afirmou que a lei não é contrária ao uso da tecnologia e, sim, prevê que ela seja utilizada de forma adequada pelos alunos.

De acordo com o ministro, a lei passa a valer neste ano letivo e haverá um prazo de 30 dias para sua regulamentação. A pasta trabalha em um guia de orientação para as escolas sobre a implementação da lei e também vai promover o envolvimento de professores e de toda a rede de educação, incluindo as famílias e os estudantes.

Agência Brasil

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.