24/03/2025

RMC terá barragens comportando até 85 bilhões de litros

Obras, localizadas em Pedreira e Duas Pontes, estão previstas para 2026, e diversas cidades serão beneficiadas; Governador realizou visitas à elas, em alusão ao Dia da Água

Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

Da redação

A Região Metropolitana de Campinas ganhará, em breve, duas obras que visam aumentar e facilitar a distribuição e armazenamento de água por toda a região, incluindo Paulínia. As duas barragens, localizadas em Pedreira e Duas Pontes estão previstas para serem entregues no segundo semestre de 2026, beneficiando 5,5 milhões de pessoas, e comportando 85 bilhões de litros.

Em alusão ao Dia Mundial da Água, no último sábado (22), o Governador Tarcísio de Freitas, acompanhado de alguns secretários, realizaram visitas de acompanhamento às obras. A barragem de Pedreira, se localiza no rio Jaguari, já a obra de Duas Pontes está no rio Camanducaia. Elas funcionarão como reservatórios, armazenando água em períodos chuvosos, para abastecer cidades durante eventuais secas.

O diretor operacional de Obras e Empreendimentos da SP-Águas, Guilherme Marques, afirma que diversos mecanismos de segurança estão implantados nas obras, garantindo sua eficácia e segurança: “Tem piezômetro, controle de vazão, extensômetro, marcador de recalque magnético, drenos, sismógrafo e estação meteorológica.

Juntas, as barragens terão capacidade para armazenar até 85 bilhões de litros de água, que é equivalente a 34,2 mil piscinas olímpicas. O reservatório Pedreira, terá capacidade de armazenamento de 31,9 bilhões de litros de água. Enquanto a barragem Duas Pontes, poderá armazenar até 53,4 bilhões de litros de água, equivalente a 21,4 mil piscinas olímpicas.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.