Saída temporária beneficia mais de 4 mil presos na região de Campinas
Beneficiados pela saída temporária, permanecem em liberdade até o dia 22 de setembro de 2025
Ao menos 4.096 presos das unidades prisionais da região de Campinas foram beneficiados com a saída temporária autorizada pelo Poder Judiciário para o período de 16 a 22 de setembro de 2025. A informação é da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).
A saída temporária é um benefício previsto na Lei de Execução Penal, com datas regulamentadas no estado de São Paulo pela Portaria DEECRIM 02/2019 e suas complementações. A concessão é de responsabilidade do Poder Judiciário.
Confira abaixo a quantidade de reeducandos beneficiados em cada unidade:
-
Campinas: 1.722
-
Hortolândia: 1.528
-
Sumaré: 124
-
Limeira: 242
-
Mogi Guaçu: 50
-
Mogi Mirim: 189
O benefício é concedido exclusivamente a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, que apresentem bom comportamento e tenham cumprido pelo menos um sexto da pena, no caso de réus primários, ou um quarto, para reincidentes.
A saída tem como principal objetivo a visita à família, conforme estabelece o artigo 122 da Lei de Execuções Penais, e está condicionada ao cumprimento de uma série de regras, previstas no artigo 7º da portaria:
-
Não alterar, sem autorização judicial, o endereço informado para permanência durante o período da saída;
-
Permanecer na cidade indicada, sem se ausentar dela sem autorização judicial;
-
Recolher-se à residência visitada entre 19h e 6h do dia seguinte;
-
Não frequentar bares, casas noturnas, locais de jogos ou de prostituição;
-
Não ingerir bebidas alcoólicas ou substâncias entorpecentes;
-
Utilizar corretamente o equipamento de monitoração eletrônica, quando fornecido pelo Estado.
A SAP reforça que o preso que não retornar à unidade prisional no prazo determinado será considerado foragido e perderá automaticamente o direito ao regime semiaberto, sendo transferido para o regime fechado caso seja recapturado.
Foto Canva
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.