São Paulo decreta emergência em saúde pública devido ao surto de dengue
Em relação a Paulínia, a cidade já registrou 309 casos confirmados da doença em 2025, além de outros 51 casos com suspeita
Foto: freepik
Da redação
Na última semana, o Governo de São Paulo decretou estado de emergência na saúde pública por conta da epidemia de dengue, que vem se alastrando pelo estado. O Secretário de Saúde, Eleuses Paiva, fez o anúncio do estado de emergência durante reunião na capital.
Durante reunião realizada no Centro de Operações de Emergências para as arboviroses, o Secretário concedeu coletiva de imprensa, onde fez o anúncio e se pronunciou a respeito da situação como um todo: “Mais uma vez o Estado se antecipa no enfrentamento da doença. O objetivo é garantir que cada município tenha a infraestrutura necessária para adotar as medidas certas no momento certo.” pontuou Paiva.
Outros membros das Secretarias de Saúde, Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística também estavam presentes no evento. Além de membros da Casa Civil, Defesa Civil e do Conselho de Secretários Municipais da Saúde de São Paulo (Cosems).
Dados da Secretaria de Saúde mostram que 225 municípios paulistas já atingiram mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes. Números ainda totalizam mais de 120 mil casos de dengue somente nesse ano, além de 113 óbitos confirmados por conta da doença.
Em relação a Paulínia, a cidade já registrou 309 casos confirmados da doença em 2025, além de outros 51 casos com suspeita . Nenhuma morte por conta de dengue foi registrada na cidade até então, porém, Paulínia registrou um caso de dengue grave no município. O grupo mais afetado pela doença em Paulínia, são homens de 35 a 49 anos, representando 15% dos casos totais. Dados também da Secretaria de Saúde do estado.
A Secretaria ainda informou que investiu R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portátil, e ainda outros 10 equipamentos de nebulização ambiental. Ao todo são mais de 750 máquinas disponibilizadas pelo Governo de SP.
Vale lembrar, que o melhor método para a prevenção da dengue segue sendo a vacinação contra a doença. O Instituto Butantan desenvolveu recentemente a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo, reduzindo o risco de contrair a doença em 79,6% após a dose, e reduzindo em 89% o risco de desenvolver formas graves da doença.
Como combater o mosquito:
– Vedar caixas d´água
– Não manter água parada em calhas ou outros recipientes
– Evitar o acúmulo de lixo e manter lixeiras fechadas
– Trocar por areia a água dos pratos de flores e de plantas
– Lavar e esfregar vasilhames e potes de animais domésticos pelo menos uma vez por semana
Sintomas da dengue:
– Febre alta
– Dor de cabeça
– Dor atrás dos olhos
– Dor nos ossos e articulações
– Manchas vermelhas no corpo
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.