04/06/2025

Semana do Meio Ambiente se estende até a próxima semana em Paulínia

Confira a programação do evento, que celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente (5), e segue até a tarde do dia 14, em vários pontos da cidade

Foto: Freepik

Da redação

Com início na tarde da última segunda-feira (2), a cidade da Paulínia contará, durante os próximos dias, com a “Semana do Meio Ambiente”, uma série de ações por toda a cidade, promovida pela Secretaria de Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente, visando celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, além da conscientização à causa, buscando ações lúdicas para promoção de projetos sociais da cidade.

Uma reunião, aberta ao público, do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (CONDEMA), realizada em auditório da Prefeitura marcou o início da programação na tarde de segunda-feira, a pauta tratada faz parte do Programa “Reconecta RMC”, de recuperação em áreas de preservação, proteção animal e fortalecimento de áreas protegidas, bem como criação de novas.

Na manhã da última terça-feira (3), o Centro de Convivência da Melhor Idade “Tia Lídia”, recebeu uma oficina de plantio de suculentas, destinada aos idosos atendidos no local. Essa ação também faz parte da programação.

Programação durante a semana

A programação de quarta-feira (4), reserva uma palestra aberta ao público com a Médica-veterinária Wanessa Batista, junto a Bióloga Nara Barbosa. As profissionais tratam do tema: “Por que existem zoológicos?” na sede do Conselho Municipal de Bem Estar Animal (COMBEA) a partir das 18h.

Na quinta-feira (5), celebra-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, e a programação incluí Plantio de Árvores com alunos da EMEF Dalmo – Morro Alto, 8h. Em seguida a partir das 9h, ocorrerá a exposição da Mata Santa Genebra (até 12h), que contará também com distribuição de “lápis semente” aos presentes.

Às 14h, a Fanfarra da Escola Estadual Padre Narciso faz uma apresentação especial na Prefeitura, sob a regência do maestro Claudecir de Souza. Fechando o dia, a partir das 18h, também no Paço Municipal, uma palestra aberta ao público com o tema “Mudanças climáticas: soluções baseadas na natureza e a paisagem urbana” será ministrada pelo Secretário Municipal de Meio Ambiente, Rafael Golin.

O sábado (7) terá caminhada ecológica com alunos e familiares da EMEI Neusa (8h30), Feira de adoção animal no Parque Zeca Malavazzi (das 10h às 15h) e apresentação da “Floresta Encantada” montada pelos alunos da EMEF Dalmo – Morro Alto, a partir das 9h30.

Finalizando a programação, os eventos da Semana do Meio Ambiente encerra-se só na próxima semana, com eventos na sexta-feira (13) e Sábado (14).

A sexta-feira reserva uma visita à Mata Ciliar de Jundiaí, com vagas limitadas, as inscrições para a visitação se abrem na próxima segunda-feira (9). Já no sábado, outra feira de adoção acontece na cidade, dessa vez no Parque Brasil 500, das 17h às 19h. Além disso, o Cine Solar, em frente ao Theatro Municipal e gratuito, exibirá o filme Moana, além de distribuir Papel-semente, algodão-doce e pipoca durante o evento.

Resumo da programação:

Quarta-feira (04/06)

  • Palestra “Por que existem zoológicos?” – 18h – COMBEA

Quinta-feira (05/06)

  • Plantio de Árvores com alunos da EMEF Dalmo – Morro Alto – 8h
  • Exposição da Mata Santa Genebra + distribuição de lápis semente – 9h às 12h
  • Apresentação da Fanfarra da E.E. Padre Narciso – 14h – Prefeitura
  • Palestra “Mudanças climáticas: soluções baseadas na natureza e a paisagem urbana” – 18h – Paço Municipal

Sábado (07/06)

  • Caminhada ecológica com alunos e familiares da EMEI Neusa – 8h30
  • Apresentação “Floresta Encantada” – 9h30 – EMEF Dalmo – Morro Alto
  • Feira de adoção animal – 10h às 15h – Parque Zeca Malavazzi

Sexta-feira (13/06)

  • Visita à Mata Ciliar de Jundiaí – (inscrições a partir de segunda-feira, 09/06)

Sábado (14/06)

  • Feira de adoção animal – 17h às 19h – Parque Brasil 500
  • Cine Solar com exibição do filme Moana + distribuição de papel-semente, algodão-doce e pipoca – em frente ao Theatro Municipal

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.