Simulado de grave acidente em Paulínia reúne cerca de 100 profissionais
Objetivo foi preparar profissionais para atender acidentes com carga perigosa
Fotos: Divulgação
Da redação
Paulínia simulou na manhã desta quinta-feira (14), um grave acidente com carga perigosa. A ação é coordenada pela Defesa Civil e reuniu Corpo de Bombeiros, equipes médicas, secretarias municipais e representantes de empresas de combustível.
O simulado contou com uma carreta carregada com etanol, um carro com dois ocupantes e um pedestre. Tudo aconteceu próximo ao teatro municipal e envolveu cerca de 100 profissionais. O objetivo foi de treinar, na prática, as prioridades de socorro, o acionamento das equipes e as medidas para evitar riscos ambientais, já que a carga poderia contaminar as galerias pluviais próximas.
As equipes de resgate tiveram que agir rápido para isolar a área, conter o derramamento e retirar as vítimas com segurança. Os bombeiros trabalharam para combater o fogo e impedir novas explosões. Ao mesmo tempo, socorristas prestavam atendimento de urgência aos feridos, simulando fraturas e queimaduras.
Todo o cenário fez parte de um treinamento que reproduziu, passo a passo, um acidente real. Uma oportunidade para testar protocolos e avaliar a integração entre diferentes forças de segurança e emergência. Depois que a área ficou segura, equipes do meio ambiente avaliaram o impacto ambiental e por fim, a polícia científica chegou para a perícia.
Segundo a Defesa Civil da cidade, só este ano, Paulínia já registrou três acidentes envolvendo o transporte de cargas perigosas. Por isso, esse tipo de treinamento é essencial para que as forças de segurança e emergência estejam preparadas para agir com rapidez e eficiência.
………………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de remoção de informações do site sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.