22/04/2025

Vereador cobra retorno do Proerd às escolas de Paulínia

Sargento Camargo informou que pedido atende a manifestações de pais e educadores solicitando reintegração do programa nas unidades de ensino

FOTO: Câmara Municipal de Paulínia

Da redação

O vereador Sargento Camargo apresentou um requerimento ao Poder Executivo solicitando informações sobre a possível retomada do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas da rede pública de Paulínia. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Polícia Militar, tem como objetivo orientar crianças e adolescentes sobre os riscos do uso de drogas e promover habilidades sociais que contribuam para decisões mais seguras e responsáveis.

Segundo o parlamentar, o pedido atende a um “significativo número de manifestações por parte de pais, educadores e membros da comunidade escolar”, que solicitam a reintegração do programa nas unidades de ensino do município.

Camargo destaca que o Proerd é uma ferramenta de “prevenção primária”, com metodologia reconhecida nacional e internacionalmente por contribuir com a formação ética e cidadã dos alunos. Ele também alerta que a ausência de políticas públicas voltadas à infância e adolescência “pode agravar os índices de vulnerabilidade social, violência e uso precoce de substâncias psicoativas”.

No documento, o vereador questiona se o município “possui previsão, plano ou convênio em andamento com a Polícia Militar” para o retorno das atividades do Proerd. Em caso negativo, ele quer saber se há tratativas com a corporação ou outras instituições para viabilizar a reintegração. O parlamentar também solicita informações sobre “levantamentos técnicos ou estatísticos que apontem os impactos da ausência do programa” nas escolas locais, e quais ações de prevenção às drogas e à violência estão sendo realizadas atualmente.

Para Sargento Camargo, o retorno do Proerd “não apenas responde a uma demanda legítima da comunidade escolar, mas também representa uma medida estratégica de proteção social e valorização da cidadania”. O requerimento foi apresentado na Câmara Municipal e agora aguarda resposta do Executivo.

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.