Vereador de Paulínia sugere energia solar em prédios públicos e ações de saúde nos bairros
Projetos incluem implementação de energia solar, criação da semana da saúde e implementação de ciclovias
O vereador José Soares (Republicanos) apresentou propostas que abrangem sustentabilidade, saúde e mobilidade urbana em Paulínia. Entre as principais iniciativas está a implantação de painéis de energia solar em prédios públicos, medida que, segundo ele, traria benefícios ambientais e econômicos ao município.
A ideia é que as novas construções e reformas de prédios públicos contemplem a tecnologia, permitindo inclusive o uso da energia solar para o aquecimento de água em banheiros e cozinhas de escolas, creches e EMEIs. Para o parlamentar, a iniciativa contribui não apenas para a redução do impacto ambiental, mas também para a economia a longo prazo aos cofres públicos.
Outra proposta é a criação da “Semana da Saúde nos Bairros”, a ser realizada anualmente na primeira semana de abril. O projeto tem como objetivo aproximar os serviços de saúde da população, principalmente em regiões com menor acesso a atendimentos básicos e preventivos. A programação incluiria aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinação, palestras educativas, atividades físicas e orientações sobre saúde mental e qualidade de vida.
No campo da prevenção, Soares também propôs a instituição do “Setembro Verde”, campanha voltada à conscientização, prevenção e combate ao câncer de intestino.
Já na área da mobilidade, o vereador sugere a construção de uma ciclovia ao longo da Avenida Luiz Batista de Souza, no bairro Bom Retiro, ampliando as opções de deslocamento seguro e sustentável na cidade.
A proposta de uso da energia solar, em especial, está alinhada ao ODS 7 – Energia Limpa e Acessível, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que orientam políticas públicas voltadas à sustentabilidade, inclusão e redução das desigualdades sociais.
Foto Canva
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.