Vereador solicita criação de ‘Praça Sensorial’ em Paulínia
Indicação do vereador Sargento Camargo visa a criação de local público terapêutico para estimular os 5 sentidos
Foto: Câmara Municipal
Da redação
Durante a 15.a Sessão Ordinária da Câmara de Paulínia, o vereador Sargento Camargo (REPUBLICANOS) apresentou a indicação número 996/2025, que trata da possível criação de uma Praça Sensorial na cidade de Paulínia. A indicação visa a criação de um local terapêutico, especialmente em relação a população portadora de alguma deficiência (PCDs) e à população autista.
O conceito de Praça Sensorial, segundo descrito pelo parlamentar, é: “Um espaço público que desperte, de forma harmoniosa, os cinco sentidos – tato, olfato, visão, audição e paladar – através de elementos naturais e artificiais cuidadosamente planejados.”. De forma simplificada, a praça sensorial teria diferentes zonas para estimular os sentidos de todos.
A praça seria dividida entre quatro dinâmicas especiais, que visam proporcionar boa experiência nichada naquele local:
Áreas de Convivência Acessíveis: Contendo bancos, caminhos e estruturas adequadas para a circulação de cadeirantes, carrinhos de bebê e pessoas com mobilidade reduzida;
Elementos Naturais e Artificiais Estimulantes: Contando com plantas aromáticas, flores vibrantes, fontes de água e sons suaves, como o canto de pássaros ou música ambiente;
Zonas de Tato e Audição: Contendo Superfícies táteis, como pisos de diferentes texturas, e a presença de instrumentos musicais ou objetos sonoros, como tambores, sinos ou pianos ao ar livre;
Espaços de Relaxamento e Contemplação: Contando com Áreas tranquilas com sombra e bancos, onde os visitantes possam se sentar e relaxar.
Junto à sua justificativa, Sargento Camargo adicionou fotos exemplificando como seria, na prática, tal espaço. Confira:
Fotos: Disponibilizadas no documento da indicação
O parlamentar defendeu sua indicação, pontuando alguns dos possíveis benefícios que a inclusão do local traria à Paulínia:
“A implementação de uma Praça Sensorial trará diversos benefícios para a comunidade. Em primeiro lugar, ela funcionará como um ponto de encontro de pessoas de diferentes idades, origens e condições, favorecendo a socialização, a educação e a troca de experiências. Além disso, este tipo de espaço público estimula o uso e a valorização do espaço urbano, incentivando a convivência em ambientes mais saudáveis e agradáveis, com impacto positivo no bem-estar coletivo.” Afirmou Camargo
Outro argumento utilizado na justificativa da indicação, é o cumprimento da política pública de acessibilidade, tendo em vista que seria um local com todo tipo de acessibilidade sensorial, motora, social, e com princípios educacionais.
Por fim, o vereador delegou ao poder executivo, na figura do prefeito Danilo Barros, a adoção das providências necessárias para construção de tal local.
………………………………………………………….
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.