23/09/2019

Vinhedo lança aplicativo para realização de denúncias à Guarda Municipal

O app ‘153 Cidadão’ está disponível na Play Store (para sistemas Android) e também na Apple Store (IOS)

A Prefeitura de Vinhedo, por meio da Secretaria de Transportes e Defesa Social, lançou nesta semana o aplicativo ‘153 Cidadão’ para realização de denúncias. O objetivo do app é agilizar o atendimento, que é feito também pelo telefone 153, e em colaboração também à Polícia Militar, que atende pelo 190, trazendo mais tranquilidade para os munícipes e diminuindo ocorrências de trote.

“Vinhedo, reconhecida nacionalmente como modelo de Cidade Digital, adotou mais essa ferramenta a serviço do cidadão. “O ‘153 Cidadão’ é um grande avanço para a segurança do município. Temos trabalhado para tornar a proteção dos nossos moradores cada vez mais eficaz e nada melhor do que ter a tecnologia aliada ao ótimo serviço que os nossos guardas municipais realizam. Ações com planejamento são marcas do nosso governo”, destacou o prefeito Jaime Cruz.

Na manhã desta quarta-feira, 18, o prefeito Jaime Cruz visitou a sede da Guarda Civil Municipal. Na oportunidade, foi recebido pelo secretário de Transportes e Defesa Social, Osmir Cruz, que explicou em detalhes o funcionamento do app.

Antes do aplicativo, a única opção era realizar a denúncia por telefone, informando nome, número de contato, endereço, motivo da ligação e características do meliante. Com a nova ferramenta, o acionamento fica mais rápido, pois os dados básicos já foram informados no momento do cadastro, e o mais importante, a localização da vítima é informada pelo GPS do próprio celular.

O ‘153 Cidadão’ possui alguns botões específicos que direcionarão o atendimento para o setor adequado imediatamente, como o botão “Maria da Penha”, disponível para mulheres com medida protetiva, “Roubaram meu carro”, “Pânico”, para alunos que presenciem briga ou confusão nas escolas, “Acione a guarda”, entre outros.

O munícipe tem ainda a opção de realizar uma denúncia anônima, a qual não o isenta de sua responsabilidade sobre a veracidade dos fatos, mas oculta seus dados pessoais para a GCM, e se necessário podem ser obtidos, por exemplo, em caso de suspeita de trotes.

Este modelo de aplicativo já foi utilizado em Arujá – SP, Chapecó – SC, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária, Quatro Barras, Campina Grande e Paranaguá, todas essas cidades no Paraná, e já conta com 10.500 downloads e mais de 2.500 chamados realizados, incluindo uma grande quantidade de mulheres habilitadas ao uso do botão Maria da Penha.

O app ‘153 Cidadão’ está disponível na Play Store (loja de aplicativos para sistemas Android) e também na Apple Store (IOS), para qualquer munícipe utilizar. Basta apenas fazer o cadastro, porém, os botões de Pânico e Maria da Penha são disponibilizados após análise de cada perfil.

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