18/09/2013

Falta de água deve ser resolvida com ampliação de ETA

Estação do Jardim Carolina dobrará capacidade de tratamento de água

Eta 3

Os tanques para a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA 3) chegaram e começaram a ser instalados na tarde da última terça-feira (17). Com a obra, a capacidade de tratamento de água passará de 25 litros para 55 litros por segundo, o que somará 200 mil litros de água tratada por hora.

A ETA 3 é a responsável pelo abastecimento de água de vários bairros de Artur Nogueira, tais como Jardim Carolina, Egydio Tagliari, Itamaraty, Humberto Rossetti, Laranjeiras, Bela Vista, Arrivabene, entre outros.

A ampliação está sendo realizada com recursos próprios da Prefeitura Municipal e do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). “Esta é uma estação compacta, com a mesma eficácia e capacidade de tratamento da qual já temos, porém mais moderna. Ela terá três floculadores, três decantadores e quatro filtros e deve já funcionar na primeira quinzena de novembro deste ano e atender o desabastecimento que ocorre hoje”, afirma o presidente do Saean, Toninho Sacilotto.

Eta 3

Para o prefeito Celso Capato, a ampliação deve resolver o problema da falta de água em Artur Nogueira. “É para resolver o problema, porque vamos tratar o dobro da água. Além disso, vamos fazer uma nova captação no Rio Poquinha, onde já estamos comprando a área para construção de uma nova represa. Também estamos desassoreando a Represa do Cotrins, aguardando aprovação na Secretaria de Recursos Hídricos de uma nova adutora e outra ampliação de mais 20 litros por segundos e automação total da ETA 3. Também estamos em fase de licitação para mais um reservatório de 600 mil litros para a mesma estação. Já perfuramos um poço artesiano e vamos perfurar mais dois, tudo isso para resolver o problema da falta de água em Artur Nogueira”, afirma Capato.

O prefeito ainda afirma que este problema ocorreu devido falta de investimento. “Artur Nogueira apenas chegou nesta situação por falta de investimento. Faz 20 anos que não se investe em água. A cidade foi aumentando, foram aprovando novos loteamentos, e a quantidade de água tratada servida a população continuou sendo a mesma. Investimento em água é um investimento que não pode parar”, afirma Capato.

Eta 3Reuso

Além de ampliar o tratamento e o armazenamento de água, a Prefeitura e o Saean devem iniciar outra obra que vai fazer o reuso da água. Hoje, parte da água que chega a ETA 2 é descartada porque ela é utilizada na lavagem de filtros e decantadores. Com a obra, esta água será reaproveitada e destinada a população, cerca de 500 mil litros por dia. “A Prefeitura vai fazer a parte dela, mas a população tem que se conscientizar e economizar água. É comum encontrarmos algumas pessoas lavando calçadas, isso tem que acabar. Temos que ter responsabilidade, preservando e economizando este recurso”, conclui o prefeito de Artur Nogueira.

vilage


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.