16/10/2022

Angela Pulz destaca qualidade das vacinas do SUS

Secretária de Saúde disse que os pais podem ficar tranquilos e levarem seus filhos para vacinarem

Da redação

Durante entrevista ao Portal Nogueirense, a secretária de Saúde de Artur Nogueira Angela Pulz Delgado fez questão de reafirmar a qualidade das vacinas oferecidas pelo Sistema Público de Saúde (SUS). Para a chefe da pasta nogueirense, as vacinas públicas são tão eficazes quanto dos laboratórios privados.

Para ela, as vacinas são seguras e a única forma de evitar e combater doenças.  “As vacinas são todas muito testadas, a gente teve a questão da Covid, e vemos que deu certo, então eu peço para os pais que continuem vacinando seus filhos, porque esse é o único meio de a gente conseguir evitar e prevenir várias doenças”, disse ela.

Angela também frisou que é importante os pais estarem atentos ao calendário vacinal.  “As vezes os pais não sabem ver se o filho está com alguma vacina atrasada, mas a gente sabe. Então leve só para a gente ver e se tiver alguma atrasada já toma e evite do filho ter várias doenças”, comentou.

Por fim, a secretária disse que as vacinas do SUS são eficazes. “Várias delas ou a maioria são dos mesmos laboratórios, são mantidas numa cadeia de frio intenso. Então o pai e mãe podem ter  certeza da segurança do imunológico. A gente garante uma vacina de alta qualidade e o estado nos fornece imunizantes de ótima qualidade”, concluiu ela.

Vacinação contra a pólio e multivacinação 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação para Atualização de Caderneta foi prorrogada até o dia 31 de outubro. O prazo foi estendido pelo Ministério da Saúde devido à baixa adesão no país, como forma de aumentar as coberturas vacinais nos municípios.

As doses seguirão disponíveis nos postos de saúde até alcançar a meta. São eles: Blumenau, São Vicente, Bom Jardim, Jardim do Lago, Sacilotto, Coração Criança, Teresinha Vicensotti e Espaço Mãe e Filho, conforme horário de funcionamento de cada unidade.

No momento da aplicação da dose, os pais devem apresentar carteirinha de vacinação da criança.

Doses disponíveis 

A vacinação contra a pólio, também conhecida como paralisia infantil, está disponível para crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Já a multivacinação é oferecida para crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias).

A campanha de multivacinação conta com as seguintes vacinas: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano), Difteria e Tétano (dT) e Difteria, Tétano e Pertussis acelular (dTpa).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.