30/12/2012

Apenas cinco municípios da RMC recebem Certificado Verde Azul

Na 335ª posição, Artur Nogueira fica fora do prêmio com nota 25,73

Dos 19 municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC), apenas Americana, Indaiatuba, Jaguariúna, Paulínia e Vinhedo receberam o Certificado Município Verde Azul. Artur Nogueira recebeu nota 25,73 e ficou em 335ª colocação no Estado.

O ranking foi divulgado na última semana durante o V Encontro Estadual Município Verde Azul, promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

Todas as ações realizadas em 2012 foram avaliadas e reconhecidas pelo Governo do Estado de São Paulo. 134 municípios, dos 371 participantes nesta edição, conseguiram nota superior a 80 e foram reconhecidos como municípios exemplo na área ambiental, certificados pelo Programa.

O prêmio analisa o desempenho em dez diretivas, onde são avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, lixo, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, habitação sustentável, uso da água, poluição do ar, estrutura ambiental e conselho de meio ambiente.

Ainda dentro da RMC, os municípios de Hortolândia, Holambra, Pedreira, Valinhos e Santo Antônio de Posse não obtiveram nenhuma nota, pois não entregaram o relatório e a documentação que comprovam as ações ambientais tomadas pelos municípios.

Para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Artur Nogueira, um grande fator que afasta o município de receber o certificado é a falta de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Atualmente todo o esgoto que é produzido no município é jogado in natura em córregos, como o Três Barras e o Sítio Novo.

Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Helton Bassi Filippini, duas ETE’s estão sendo construídas para acabar com o problema e devem ser concluídas em 2013. “Com um bom programa de educação ambiental e com o tratamento de esgoto implantando, tratando 100% do esgoto coletado, tenho certeza que poderemos estar entre os municípios certificados. Enquanto não iniciarmos o tratamento de esgoto da cidade, não teremos como aumentar nossa nota. O esgoto tratado pesa muito na nota”, afirma o secretário.

Se Artur Nogueira tivesse conquistado o certificado, ela ganharia prioridade na captação de recursos junto ao Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição.

O município de Botucatu foi o campeão no ranking, recebendo a nota 97,26. Na microrregião de Artur Nogueira, o município de Engenheiro Coelho obteve nota 37,52 (297ª) e Cosmópolis nota 61,88 (213ª).


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.