Artur Nogueira atinge 99,5% da meta de vacinação contra a gripe
Dados são do Vacinômetro, do Ministério da Saúde, e se referem à campanha encerrada em 22 de junho
Da redação
Artur Nogueira atingiu 99,5% da meta proposta para a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza 2018. De acordo com o Vacinômetro, do Ministério da Saúde, o município conseguiu imunizar contra o vírus causador da gripe 99,54% da população para a qual pretendia destinar as doses recebidas.
A Secretaria Municipal de Saúde planejou para a campanha, encerrada em 22 de junho, vacinar 9.523 moradores de Artur Nogueira que pertencem ao grupo prioritário. Até o fim da campanha, a pasta conseguiu alcançar 9.479 nogueirenses, o equivalente a 99,54% do público proposto a ser imunizado.
O resultado é bem superior ao de 2017. No ano passado, apenas 71,3% da meta estipulada para a campanha foi alcançada na cidade, e apenas 6.416 moradores receberam as doses da vacina. Foi o segundo pior resultado da Região Metropolitana de Campinas.
Segundo a Assessoria de Comunicação da prefeitura, a imunização da população (grupos prioritários) contra a influenza é importante porque a doença pode levar a complicações como a pneumonia, podendo ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana. Além disso, a proposta da vacinação é de evitar ou diminuir o número de internações e mortes substancialmente, não só pela infecção primária, mas também as infecções secundárias.
As doses eram aplicadas em sete postos de saúde da cidade. O grupo prioritário era constituído por crianças de seis meses a menores de cinco anos; pessoas com 60 anos ou mais; trabalhadores da Saúde; povos indígenas; gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, além dos professores.
A vacina é produzida pelo Instituto Butantan, unidade vinculada à Secretaria, e neste ano disponibilizou 60 milhões de doses para a realização da campanha em todo o Brasil. A imunização da população contra a influenza é importante porque a doença pode levar a complicações como a pneumonia, podendo ser causada pelo próprio vírus ou por infecção bacteriana.
Leia mais
Artur Nogueira atinge 89% da meta de vacinação contra a gripe
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.