27/09/2012

Artur Nogueira contrata solução do CPqD para melhorar ensino

“Videoideias” permite utilizar conteúdo multimídia em sala de aula

Dar mais eficiência ao planejamento e à gestão escolar e, ao mesmo tempo, melhorar a qualidade do ensino no município. Com o foco voltado para esses objetivos, a Prefeitura de Artur Nogueira acaba de assinar contrato com o CPqD para a implantação do sistema Gestão Pública – Educação na rede municipal de ensino. “A intenção é melhorar a gestão das escolas, o que inclui, entre outros fatores, o maior controle das matrículas, da atribuição e remoção de professores e até da distribuição dos recursos federais”, afirma Marcos Roberto Campos, secretário de Educação do município.

“Com o sistema do CPqD, queremos, principalmente, melhorar a qualidade do ensino nas escolas municipais e, assim, o nosso Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)”, acrescenta. Segundo o secretário, em 2011, o Ideb de Artur Nogueira (de 5,7) ficou acima da média do estado de São Paulo, porém abaixo da meta estabelecida pelo Ministério da Educação (de 5,9).

O contrato firmado com o CPqD prevê a implantação do sistema Gestão Pública da Educação em todas as 19 escolas municipais – entre creches, ensino infantil e ensino fundamental -, que contam com 300 professores e atendem cerca de 4.800 alunos. Todas essas escolas já dispõem de recursos tecnológicos, como lousas digitais e laboratórios de informática, e seus professores receberam notebooks para facilitar e melhorar o planejamento de suas aulas. “Para aproveitar melhor esses recursos tecnológicos, contratamos também o módulo Videoideias do sistema do CPqD, que será usada como ferramenta de apoio pedagógico ao professor”, acrescenta Campos.

Voltado para o ensino fundamental, o Videoideias permite utilizar conteúdos multimídia personalizados em sala de aula, com acesso via internet. “O professor pode criar seus planos de aula, selecionando e relacionando os conteúdos multimídia que pretende utilizar em cada uma delas”, explica Luciano Maia Lemos, gerente de Soluções para Educação e Inclusão Digital do CPqD. Para exibir os conteúdos e acessar as atividades interativas na classe, é possível utilizar uma lousa digital ligada a um computador ou notebook, ou um aparelho de TV comum conectado a um receptor que se comunica com o servidor de mídia (onde os conteúdos multimídia ficam armazenados).

Já o sistema CPqD Gestão Pública – Educação automatiza todos os principais processos administrativos das escolas – planejamento, movimentação de alunos e de professores, avaliação escolar, etc. -, facilitando o acesso a informações e a tomada de decisões pelos gestores. Fornece diversos indicadores relacionados à avaliação dos alunos (por exemplo, evasão e rendimento escolar) e ainda permite oferecer aos pais e à comunidade em geral informações mais precisas e rápidas, até mesmo pela internet.

Sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como telecomunicações, energia elétrica, financeiro, industrial, corporativo e administração pública. Atuando há 36 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Informações: Assessoria de imprensa do CPqD. 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.