Artur Nogueira terá novas câmeras de segurança durante o Carnaval
Pelo menos quatro câmeras de segurança serão integradas ao sistema de monitoramento. Prefeitura afirma que após Carnaval equipamentos serão realocados em pontos estratégicos do município.
Novas câmeras de monitoramento serão integradas ao sistema de segurança de Artur Nogueira. Os aparelhos devem ser instalados antes do início das festividades de Carnaval no município. O recurso colabora diretamente com o trabalho da Guarda Civil Municipal (GCM) e demais forças de segurança, como a Polícia Militar e Polícia Civil.
As câmeras de segurança começaram a ser instaladas no município há cerca de dois anos. Até o momento são 15 em funcionamento em diversos pontos, como entradas e saídas do município e avenidas de grande movimentação de veículos e pedestres.
Os equipamentos são operado na prevenção de ocorrências criminais, no auxílio em atendimentos de acidentes de trânsito e investigações policiais. De acordo com o secretário de Segurança Pública, Alcir Caetano, mais quatro câmeras, com tecnologia de fibra ótica, devem ser inseridas na rede de monitoramento, que funciona dentro da base da Guarda Municipal de Artur Nogueira. “Já definimos os locais de instalação, só estamos aguardando a aquisição das câmeras e o trabalho técnico”, afirma.
O funcionamento e interação das câmeras de monitoramento acontece 24 horas por dia, com o acompanhamento atualizado de um guarda municipal, que faz o trabalho de apuração e pesquisa de placas de veículos, além de pessoas que possam apresentar atitudes suspeitas.
Segundo o secretário, as câmeras serão, inicialmente, instaladas nos seguintes pontos: esquina das rua Treze de Maio com a Sete de Setembro, avenida Doutor Fernando Arens com a rua Dez de Abril, também em frente à Rodoviária e outra na rua Duque de Caxias, esquina com a rua Rui Barbosa.
De acordo com o secretário, os locais foram definidos para o reforço durante os dias de Carnaval, mas devem ser realocadas. “Posteriormente ao Carnaval, essas câmeras podem ser remanejadas e instaladas em outros pontos estratégicos”, acrescenta Caetano.
Eliane Carneiro, organizadora de um dos blocos do Carnaval, acredita ser primordial a segurança para o evento. Ela, que deve participar novamente das festividades esse ano, se preocupa com o o assunto. “Quanto mais segurança houver para nós, organizadores, e para os munícipes, melhor. Tomamos conta de quem está no bloco, mas é fundamental que as autoridades cuidem da segurança dos foliões também”.
A comerciante Daniela Dias Artusi, proprietária de uma loja de roupas na avenida Doutor Fernando Arens, considera importante a ampliação do sistema de monitoramento, mas não acredita que seja o fim das cenas de vandalismo e depredações na região central, onde ocorre o Carnaval. “É importe essas novas instalações, mas não é cem por cento seguro. Na minha opinião, o Carnaval deveria sair da avenida (doutor Fernando Arens) e ir para outra região, como o calçadão (XV de Novembro), por exemplo”.
Investimento
Os primeiros equipamentos de monitoramento instalados no município, em maio de 2014, foram destinados com a verba de aproximadamente R$ 600 mil reais, disponibilizada pela Agência da Região Metropolitana de Campinas (Agemcamp). Além das câmeras, esse sistema conta hoje com uma central de monitoramento 24 horas por dia, com computadores, mecanismos de controle para o acompanhamento das câmeras, além de HDs de memória, entre outras ferramentas.
As novas unidades de câmeras à serem agregadas ao sistema, serão pagas com dinheiro do próprio município.
Tecnologia de qualidade
Algumas das câmeras existentes para o monitoramento do município são compostas por um dispositivo chamado OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres), que identifica placas de veículos em geral, e avalia inclusive a procedência destes veículos.
Câmeras com o recurso Speed Dome, de definição em HD, com nitidez de até 500 metros de distância e interação via rádio também compõem o quadro de instalações.
Já as novas câmeras à serem instaladas para os dias de Carnaval têm a tecnologia de fibra ótima, o que otimiza ainda mais o recurso de nitidez e alta resolução das imagens.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.