19/08/2012

EDUCAÇÃO: Artur Nogueira fica acima da média no Ideb

Escolas municipais obtiveram médias maiores que a do estado e do país

Myllena de Luca

Artur Nogueira superou a média na Educação em 2011 no ciclo do ensino fundamental, que inclui do 1º ao 5º ano, oferecida pelo Ministério da Educação (MEC). As escolas municipais apresentaram notas maiores que as obtidas no estado de São Paulo e no Brasil. Segundo a assessoria de imprensa do MEC, a média que deveria ser alcançada pelo estado de São Paulo era de 5,3 e no Brasil 4,6.

O município nogueirense ultrapassou os dois índices citados acima, obtendo a média de 5,7. “O Ideb fornece média da avaliação dos conteúdos desenvolvidos, indicando o nível de proficiência, ou seja, domínio dos conteúdos que os alunos alcançaram até o 5º ano. Assim sendo, ações serão planejadas e desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, objetivando avanços na qualidade do ensino ministrado a cada ano”, explica o supervisor de ensino João Miguel Gazolli.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o indicador geral da educação nas redes privadas e públicas e foi criado em 2005 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb leva em conta fatores que influem a qualidade da educação: rendimento escolar (taxa de aprovação, reprovação e evasão) e média de desempenho na Prova Brasil.

Para que o Ideb de uma escola cresça é necessário que o aluno realmente aprenda sem obter nenhuma reprovação e frequente a sala de aula. O índice também analisa a qualidade da educação em uma determinada escola e redes de ensino.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.