Artur Nogueira registra 121 casos de dengue
Outros 96 casos aguardam confirmação; Exército poderá ajudar no combate
Paulo Holdorf
A Vigilância em Saúde (Visa) de Artur Nogueira confirmou até o momento 121 casos de dengue e coloca 96 sob suspeita no município apenas em 2013. O número é alarmante, uma vez que em 2012 foram registrados apenas cinco casos em todo o ano. Os agentes de Saúde e a Brigada de Incêndio iniciarão uma operação contra o mosquito Aedes Aegypti na próxima segunda-feira (18).
Segundo o coordenador da Vigilância e Saúde de Artur Nogueira, Rafael Luiz Boer, falta conscientização por parte de muitos nogueirenses ao combate do mosquito, motivo que fez com que a Visa pedisse apoio ao Exército Brasileiro. “No próximo dia 23, existe 80% de chances do Exército vir para o município fazer um mutirão de combate à dengue. O maior problema é a conscientização da população, pois em quase todas as casas do município existem criadouros”, afirma Boer.
O coordenador ainda relata que a população não tem o costume em fazer as devidas limpezas nos quintais. “Muitas pessoas estão mal acostumadas, pois ficam esperando que a Prefeitura faça algo. Encontramos latas, plásticos e outros, todos com água acumulada e com mosquitos que transmitem a dengue. Muitos não sabem cuidar e fazer a limpeza correta”, relata.
Folhetos explicativos foram impressos e já estão disponíveis em todas as Unidades de Saúde da Família, escolas e departamentos da prefeitura, que ensinam como fazer uma limpeza adequada e os cuidados para evitar a contaminação.
Prevenção
Para combater o mosquito transmissor, basta não deixar acumular água sobre a laje, fechar bem o saco de lixo e manter a caixa d’água, toneis e barris bem fechados. As pessoas devem encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavar semanalmente com escova. Isto também deve ser feitos com tanques e pratos de água dos animais de estimação.
Outras medidas ainda devem ser tomadas, como virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro dos recipientes e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas.
Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam do terceiro ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações deve procurar à Unidade de Saúde mais próxima.
……………
Depois de todas essas dicas, abaixo você pode assistir a um vídeo demonstrativo de como criar uma armadilha contra os mosquitos em sua própria casa. Mas lembre-se, é apenas mais um passo, pois a limpeza em sua residência ainda é a melhor opção.
Vídeo: TV Paraíso
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.