22/01/2013

Artur Nogueira registra primeiro caso de dengue do ano

Outros três casos aguardam confirmação; Vigilância realiza bloqueios em bairros

Paulo Holdorf

O primeiro caso de dengue de Artur Nogueira em 2013 foi registrado no bairro Jardim Europa e outros três aguardam resultados dos exames para confirmação. Em 2012, cinco casos foram confirmados no município, segundo informações da Vigilância em Saúde (Visa).

A Vigilância iniciou a dedetização para exterminar o mosquito. Os bairros Jardim Europa, Resek ll e Centro já receberam os bloqueios químicos. A ação continua esta semana. Os moradores recebem orientações e um panfleto um dia antes do bloqueio do bairro, com informações sobre os cuidados ao combate. “Nosso trabalho continua com toda a força, mas é necessário a cooperação de todos contra o mosquito da dengue. Se toda a população se conscientizar e agir poderemos acabar com esse mal”, afirma Luís Cesar Andrade, coordenador de Vigilância Epidemiológica de Artur Nogueira.

Prevenção

Os cuidados devem ser tomados também com qualquer tipo de correnteza d’águas causadas pelas chuvas, nelas estão acumulados vários tipos de sujeiras, que também podem causar doenças.

Para combater o mosquito transmissor, basta não deixar acumular água sobre a laje, fechar bem o saco de lixo e manter a caixa d’água, toneis e barris bem fechados. As pessoas devem encher de areia até a borda os pratos das plantas ou lavar semanalmente com escova. Isto também deve ser feitos com tanques e pratos de água dos animais de estimação.

Outras medidas ainda devem ser tomadas, como virar todas as garrafas com a boca para baixo, evitando que acumule água dentro dos recipientes e trocar a água dos vasos de plantas aquáticas.

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam do terceiro ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois deste período que os sintomas aparecem. Caso alguém apresente sintomas como febre alta, dores de cabeça e atrás dos olhos, manchas vermelhas no corpo e dor nos ossos e articulações deve procurar à Unidade de Saúde mais próxima.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.