26/01/2016

Bairros de Artur Nogueira recebem mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Primeira etapa da ação acontece na próxima sexta-feira nos bairros Jardim Medeiros, Coração Criança e Sacilotto II.

Na próxima sexta-feira (29), a Prefeitura de Artur Nogueira realiza um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus. A ação acontece nos bairros Jardim Medeiros, Coração Criança e Sacilotto II, das 08h30 até as 15h30.

As equipes envolvidas no trabalho fazem parte da Vigilância em Saúde, Postos de Saúde da Família (PSF’s), voluntários e demais integrantes da Secretaria de Saúde do município, que estarão mobilizados para realizar inspeção casa a casa para eliminar criadouros do mosquito.

Em nota, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Artur Nogueira ressaltou que é fundamental a colaboração dos moradores, “para que as equipes possam executar esse primeiro mutirão do ano com sucesso”.

No ano passado o município chegou a registrar 440 casos. Além disto, 1.200 pessoas foram diagnosticadas com suspeita de contaminação.

dengue-mosquito

Doença

O mosquito transmissor, Aedes Aegypti, vive e se reproduz em ambientes com água limpa. Qualquer local com capacidade de armazenamento mínimo – como um pote, uma tampa ou um plástico –, ao receber água da chuva, torna-se um espaço ideal para a proliferação e reprodução do Aedes.

Os mosquitos fêmeas podem colocar até 400 ovos por vez e estes são capazes de sobreviver até dois anos sem contato com a água. Mas, logo que encontram condições favoráveis, eles eclodem e dão continuidade ao ciclo de vida, deixando de ser larva e se tornando mosquito em no máximo 10 dias.

Sintomas

Após a picada, a doença pode se manifestar de duas formas: a clássica e a hemorrágica. Os sintomas da dengue clássica são febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dores nas costas, com ou não aparecimento de manchas vermelhas no corpo. Em alguns pacientes podem ocorrer pequenas hemorragias na boca, urina e nariz. Já a dengue hemorrágica é mais grave. No início os sintomas são iguais aos da dengue clássica, mas após o quinto dia, infectados podem apresentar sangramento em vários órgãos e choque circulatório. Este tipo de dengue pode levar a pessoa a morte.

Serviço:

Mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Data: 29/01/2016

Horário: 08:30 às 15:30h

Locais: Bairros Jardim Medeiros, Coração Criança e Sacilotto II

Leia também:

Artur Nogueira registra 440 casos de dengue em 2015

VÍDEO: Combate à dengue ganha reforço de novo nebulizador em Artur Nogueira

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.