Caixa se manifesta após golpes do falso atendente em Artur Nogueira
Esse tipo de crime tem registrado aumento no município
A Caixa Econômica Federal se manifestou após os recentes casos de golpe do falso atendente em Artur Nogueira. Nas últimas semanas, moradores procuraram a Polícia Civil para denunciar que golpistas, se passando por funcionários do banco estatal, entraram em contato e, após obterem informações pessoais, acessaram suas contas, realizaram transferências e contrataram empréstimos.
Os crimes estão sendo investigados pelo Setor de Investigações Gerais (SIG) da delegacia da cidade.
Diante dos casos, o Portal ON procurou o banco para saber quais medidas estão sendo adotadas para impedir esses crimes e quais são as orientações aos correntistas.
Confira a nota:
A CAIXA informa que atua conjuntamente com os órgãos de segurança pública nas investigações e operações que?auxiliam no combate a fraudes e golpes. O banco ressalta que monitora initerruptamente seus produtos, serviços e transações bancárias para identificar e investigar casos suspeitos, e destaca que aperfeiçoa constantemente os critérios de segurança, observando as melhores práticas de mercado e as evoluções necessárias ao observar a ocorrência de fraudes.
Como parte da atuação na prevenção dessas ocorrências, a CAIXA realiza ações de orientação e esclarecimento a seus clientes por meio de seus canais de atendimento, sítio eletrônico e redes sociais. O banco orienta os seus clientes a não aceitarem ajuda de estranhos, mesmo dentro das agências. Caso o cartão fique preso na máquina, o cliente deve informar o fato a um empregado da CAIXA devidamente identificado. Se a agência estiver fechada, o cliente deve entrar em contato com a central de atendimento da CAIXA pelo 0800 104 0104 para que sejam tomadas as providências, como o bloqueio temporário ou o cancelamento com reemissão. Os clientes não devem fornecer suas senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.
A CAIXA recomenda, ainda, que o cliente esteja atento a qualquer atividade e situação não usual, e principalmente não clicar em links recebidos por SMS, WhatsApp ou redes sociais para acesso a contas e valores a receber. Em caso de ligação em que a pessoa se identifique como empregado CAIXA, o banco recomenda que o cliente desligue o telefone, procure o seu gerente na agência, entre em contato por meio do WhatsApp CAIXA (0800 104 0140) ou ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) no 0800 726 0101.
Além disso, a CAIXA reforça os principais cuidados a serem observados:
– A senha é pessoal e intransferível, não devendo ser divulgada a terceiros;
-Não forneça senhas ou dados de acesso em outros sites ou aplicativos;
-Desconfie de informações sensacionalistas e de “oportunidades imperdíveis”;
-A CAIXA jamais pede senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual;
-A CAIXA não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar;
-Não forneça senhas ou outros dados de acesso a terceiros ou em sites ou aplicativos não oficiais, bem como, em ligações telefônicas.
-Utilize exclusivamente os canais oficiais do banco para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, login de usuário e senha.
Recentemente, a CAIXA promoveu uma campanha nas mídias sociais para alcance dos mais variados públicos, denominada “Isso é golpe”, com o objetivo de orientar os clientes sobre os cuidados que devem ser tomados, conforme vídeo disponível no link https://www.caixa.gov.br/seguranca/PublishingImages/isso-e-golpe-30-legendado.mp4.
Em caso de movimentação não reconhecida pelo cliente, é possível realizar pedido de contestação em uma das agências do banco, portando CPF e documento de identificação. As contestações são analisadas, de forma individualizada e considerando os detalhes de cada caso e, para os casos considerados procedentes, o valor é ressarcido ao cliente.
Mais informações podem ser consultadas no site do banco na internet www.caixa.gov.br/seguranca, no qual o cliente pode pesquisar as principais dicas e orientações de segurança com relação a diversos assuntos relacionados à atividade bancária, entre elas como resguardar senhas e se proteger contra fraudes.
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