Empresas de Artur Nogueira se vestem de laranja em prol do Hospital de Barretos
Número de empresas que aderem à campanha Caminhada Passos Que Salvam, em prol do Hospital do Câncer de Barretos, surpreende organização.
Diversas empresas em Artur Nogueira já aderiram à campanha desenvolvida pelo Hospital de Câncer de Barretos pela conscientização quanto ao diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes. Uma comissão foi formada na cidade para organizar a campanha. Ao todo, mais de 1250 kits para a Caminhada Passos que Salvam, que ocorre no próximo dia 22, domingo, foram adquiridas por moradores de Artur Nogueira. O número surpreendeu a organização, que aguarda mais um lote para conseguir dar conta da demanda. Além disso, a quantidade de conjuntos vendidos revela uma faceta admirável no comportamento dos nogueirenses: a solidariedade.
Todos os dias recebemos ligações de empresas e pessoas dispostas a aderirem a campanha. Temos que buscar mais kits, pois já acabaram”, diz, animado, Geso Franco de Oliveira, um dos organizadores da caminhada. Ele explica que toda a sexta-feira, até o dia da caminhada, os colaboradores das empresas apoiadoras da iniciativa vestirão a camiseta da campanha. Ao menos quarenta empresas abraçaram a causa no município.
A partir desta sexta-feira (13), até domingo (15), a campanha estará vendendo kits da caminhada no Supermercado Buona Gente. Cada kit terá o valor de R$30. Toda a população de Artur Nogueira é convidada a vestir a camisa e participar da campanha.
Para a empresária Célia Thomé, da Iguana Decor, a iniciativa é fundamental para garantir a redução no índice de mortalidade de crianças e adolescentes vítimas da doença. “Esta iniciativa é de suma importância, pois quanto mais pessoas tiverem conhecimento, mais vidas podem ser salvas. Se não fosse esta campanha, muitas pessoas não teriam conhecimento de identificar a doença com antecedência”, acredita Célia.
A empresária Vivian Dutra, do Colégio Anglo, que também aderiu à causa, acredita na campanha como forma de esclarecer a sociedade quanto a importância do diagnóstico precoce. “Estamos sempre ligados para que os alunos tenham um desenvolvimento integral, e este conteúdo é muito importante para esclarecer à eles a importância do tema”.
Em Artur Nogueira a organização da Caminhada Passos que Salvam é liderada por um grupo de moradores que conheceram o projeto de Barretos. De acordo com o empresário Wagner Gomes de Barros, um dos organizadores, a iniciativa tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infanto juvenil. “Enquanto a gente conversa tem um amigo com o sobrinho em Barretos, sendo tratado de câncer. Infelizmente o diagnóstico tardio evita que o tratamento seja feito com sucesso. Por isso trouxemos esse evento para Artur Nogueira.”
A caminhada é uma iniciativa do Hospital de Câncer Infanto juvenil de Barretos e só em 2014 mobilizou 200 cidades de 11 estados brasileiros. Este ano a expectativa é de que 300 cidades participem da caminhada, que ocorrerá simultaneamente em todas as cidades participantes no dia 22 de novembro.
Hoje, muitas crianças e adolescentes chegam à instituição com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido à desinformação dos pais ou erro médico. Em outros casos, o câncer infanto juvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns da infância e adolescência, como dores de crescimento.
O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. O índice de cura alcançado atualmente no Brasil é de somente 55%, pouco se comparado aos níveis dos Estados Unidos, que chegam a 95%.
Porque Berço da Amizade?
Segundo o Historiador e também uns dos organizadores da Campanha Passos Que Salvam, Geso Franco de Oliveira, no Final dos anos 60 e início do ano de 1970, o então Prefeito de Artur Nogueira, Jacob Stein, observou que muitas cidades do estado de São Paulo eram denominadas por um cognome, relacionado costumeiramente a coisas e fatos ligados a vida da cidade e do município.
Através da indicação número 1 de 1970, da Câmara Municipal de Vereadores, criou se um concurso público para a escolha oficial e definitiva de um cognome para o município.
A população recebeu com entusiasmo e logo correu as urnas e referendou a iniciativa da prefeitura. O referendo cercou-se de correção e lisura e não mereceu reparos de quem quer que seja, tais as cautelas adotadas do início ao fim do referendo popular.
Geso explica que “houve vários cognomes escritos”. O padre Edison queria o cognome “Pequena Princesa” e outros por brincadeiras queriam “Cidades dos Pardais” e por aí vai.
Através do Decreto nº 3, de 20 de fevereiro de 1970, homologou se o resultado final do concurso popular, ficando adotado oficialmente o cognome “Berço da Amizade” para o município de Artur Nogueira
O autor do cognome Berço da Amizade foi Arnaldo Malagó a quem o executivo municipal premiou em ocasião especial.
……………….
Você ou a sua empresa também vestiu a camiseta da campanha? Então envie uma foto para o Portal Nogueirense! Nosso e-mail é o [email protected]
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.