Cemitério de Artur Nogueira deve receber centenas de visitantes
Local ficará aberto das 7h às 17h para visitação e homenagens
Da redação
O Cemitério de Artur Nogueira deve receber centenas de visitantes nesta quarta-feira (02), Dia de Finados, data em que muitos moradores tiram para homenagear seus entes queridos. O local estará aberto para visitação das 07h às 17h. Uma missa está programa para às 07h30 na Capelinha do Cemitério.
Em frente ao Cemitério ocorrerá a venda de flores e velas e as entidades do município estarão com barracas montadas para a venda de bebidas de pasteis.
Missas
De acordo com informações apuradas pelo Portal Nogueirense, às 07h30 haverá uma missa reunindo fiéis das duas- paróquias Nossa Senhora das Dores e Santa Rita de Cássia na capelinha que estarão juntas nas celebrações.
Às 09h tem uma Missa de Finados na Paróquia Santa Rita de Cássia, no Jardim Planalto, celebrada pelo padre Lazaro Gabriel e às 09h30 ocorre uma missa de Finados na Paróquia Nossa Senhora das Dores, no centro, celebrada pelo padre Edson Tagliaferro.
De acordo com a prefeitura, não será permitido lavar túmulos e sepulturas na quarta-feira (02).
Dia de Finados
No dia 02 de novembro, na maior parte dos países ocidentais, ocorre um dos mais importantes rituais religiosos da tradição cristã católica, isto é, o Dia de Finados. Essa data tem por objetivo principal relembrar a memória dos mortos, dos entes queridos que já se foram, bem como (para os católicos) rezar pela alma deles.
De acordo com a doutrina da Igreja Católica, a alma da maioria dos mortos está no purgatório passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Nesse contexto, o Dia de Finados era conhecido na Idade Média como “Dia de todas as Almas”, dia esse que sucedia o “Dia de todos os Santos” (comemorado no dia 1º de novembro).
Em 02 de novembro de 998, Odilo instituiu aos membros de sua abadia e a todos aqueles que seguiam a Ordem Beneditina a obrigatoriedade de se rezar pelos mortos. A partir do século XII, essa data popularizou-se em todo o mundo cristão medieval como o Dia de Finados, e não apenas no meio clerical.
Apesar do processo de secularização e laicização que o mundo ocidental tem passado desde a entrada da Modernidade, o dia 02 de novembro ainda é identificado como sendo um dia específico para se meditar e rezar pelos mortos.
Milhões de pessoas cumprem o ritual de ir até os cemitérios levar flores para depositar nas lápides em memória dos que se foram; outras levam também velas e cumprem os rituais mais tradicionais, como orações, cânticos etc.
Fonte: Brasil Escola
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.