11/08/2021

Centro de Reabilitação Pós-Covid é inaugurado em Artur Nogueira

Local será destinado para moradores que, mesmo após a cura, permaneceram com sequelas

Da redação

Foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (11), o Centro de Reabilitação Pós-Covid, destinado às pessoas que se recuperaram da doença, mas que manifestaram ou permaneceram com algum tipo de sequela mesmo após a cura. O Centro está instalado onde antes funcionava a Medicina do Trabalho da Prefeitura, no centro da cidade.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Lucas Sia (PSD), do vice Davi da Rádio (PSDB), além da chefe de Gabinete Mayra Barbosa, de secretários de governo e servidores da Saúde. Vereadores também estiveram presentes na cerimônia. Os profissionais que vão atender no local explicaram  como o centro vai atender e a importância dele para a população.

O prefeito Lucas Sia (PSD) frisa que Artur Nogueira é uma das primeiras cidades a implantar um Centro de Reabilitação Pós-Covid na região metropolitana.  “A criação do Centro no município surgiu com a percepção da Prefeitura do aumento dessa demanda entre pacientes e servidores da área da saúde que haviam sido infectados pela doença. É uma novidade na região, apesar de ser um problema diagnosticado logo nos primeiros meses de pandemia”, disse.

Prefeito Lucas Sia acompanhou a inauguração

O centro será voltado para moradores que mesmo depois se curarem da Covid, tiveram alguma sequela da doença. “A recuperação da Covid-19 na maioria das vezes vai além da alta hospitalar. Vários pacientes, principalmente os que tiveram complicações e permaneceram internados por longos períodos, voltam para casa com sequelas que impactam sua saúde”, explicou a secretária de saúde Angela Pulz Delgado.

Angela Pulz, secretária de Saúde

Dentre as sequelas mais comuns estão alterações cardiorrespiratórias e neurológicas, fraqueza muscular, perda de mobilidade e fadiga, além de impactos à saúde mental, como ansiedade, depressão, distúrbios cognitivos e de memória. “Sem uma reabilitação adequada após a alta, os problemas podem se tornar crônicos, comprometendo a autonomia e a qualidade de vida dos pacientes”, completa a secretária.

Profissionais que atuarão no centro

O centro contará com o atendimento de quatro profissionais, sendo uma enfermeira, uma fisioterapeuta, um preparador físico, e uma psicóloga. “Com a diversidade de sequelas que a doença pode deixar, o cuidado tem de envolver diferentes especialistas, com uma abordagem multidisciplinar integrada. Embora exista um protocolo de atendimento, o plano de tratamento é individualizado, considerando as necessidades de cada paciente”, explana a coordenada da Atenção Básica de Artur Nogueira, Flávia Campelo.

 

A avaliação inicial da equipe médica será feita na Unidade de Saúde Familiar (USF) da qual o morador faz parte. Em seguida, o paciente será direcionado para avaliação do time multidisciplinar do Centro de Reabilitação, de acordo com os sintomas apresentados. Vale destacar que não haverá demanda espontânea no local, sendo que o paciente deverá apresentar encaminhamento médico para receber atendimento.

Coordenadora da Atenção Básica de Artur Nogueira, Flávia Campelo

“Os profissionais que fazem parte da equipe que atuarão no Centro de Reabilitação Pós-Covid estão preparados para avaliar e orientar o paciente, observando os relatos tanto de sintomas quanto de sequelas”, destacou Flávia.

O atendimento será feito respeitando os protocolos sanitários e em cada sala do centro, um profissional estará atendendo. Vários equipamentos já estão nas salas e serão usados no tratamento dos pacientes.

A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua Nossa Senhora das Dores, Nº 325, no Centro.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.