13/05/2014

Cineasta de Artur Nogueira lança segundo longa-metragem

Evento de lançamento do filme ‘Dias de Pescaria – Cirurgia e Confusão’ acontecerá no Teatro da Escola Modelo

Norton Rocha

Benedito Lucindo Sanwisk, hoje com 62 anos, carrega consigo aquele brilho no olhar, típico de quem tem a pré-disposição de materializar qualquer sonho. Um dos maiores, por sinal, fora realizado em 2013: junto com um amigo de 75 anos, Sanwisk percorreu o Caminho da Fé em direção a Aparecida. Os quase 300 quilômetros foram registrados em vídeo e, em seguida, editados para se tornar um longa metragem e, portanto, uma inusitada fatia da memória artística e cultural do Estado de São Paulo.

Filme

Trechos e conceitos do trabalho de Sanwisk naturalmente remetem as obras de grandes cineastas, como Jorge Furtado, na película intitulada Saneamento Básico, o filme, aonde moradores de um fictício vilarejo da Serra Gaúcha correm em busca de verba para realizar a construção de uma fossa para tratamento de esgoto, porém descobrem que a única verba disponível para a cidade está destinada a produção de um filme. Eles então fazem um filme onde o enredo gira, ironicamente, em torno do problema enfrentado pela comunidade. Apesar da crueza presente na essência da proposta de Sanwisk, em seus trabalhos nota-se uma apurada sensibilidade para a reprodução das cenas do cotidiano caipira. E ainda, uma facilidade para costurar pautas estratégicas como saúde, meio ambiente e segurança.

As origens

Apesar da descendência direta, Sanwisk não foi parar nos arredores de Curitiba ou no interior do Rio Grande do Sul, como a maioria dos imigrantes poloneses. O berço acolhedor da família Sanwisk foi justamente Artur Nogueira. Cidade onde o cineasta cresceu e constituiu família. Além de um sobrinho, os dois filhos e a esposa de Sanwisk desempenharam papel importante nas produções, segundo o diretor. Sanwisk ainda revela que a “participação dos filhos e da mulher foi determinante para que as gravações fossem realizadas com sucesso”, afinal “eles formaram parte do elenco e da assistência de captação das imagens”, garante Sanwisk.

Em 1974, o cineasta, ainda sem experiência alguma com o aparato e com as técnicas de elaboração de roteiro e captação de imagens, se muda para São Paulo. Lá, faz o curso de cinematografia e se redescobre a partir desta perspectiva. Após praticamente 30 anos, Sanwisk conclui um de seus principais desafios e lança, em 2013, com cerca de uma hora de duração o filme de longa metragem “Caminhos da Fé”.

O Lançamento

Para este ano, Sanwisk preparou um novo material. Dia 17 de maio, às 19 horas ele apresenta, no Teatro “O Fingidor” do Cemb Monteiro Lobato (Escola Modelo), o filme Dias de Pescaria, Cirurgia e Confusão. A nova produção conta com os parceiros de sempre: alguns amigos de Mogi Mirim, parentes e familiares.

Ao ser comparado com o ícone do cinema caipira Mazzaropi, o cineasta nogueirense, contesta com humildade: “Estou muito longe e nem tenho esta pretensão de parecer ou atingir este patamar.” Apesar da sua modéstia, o trabalho tem grandes chances de competir no Prêmio Cine Cosmo, que ocorre anualmente em Cosmópolis, anuncia com empolgação o cineasta.

cena filmecena filme


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.