24/07/2011

Cooperativa na Feira Livre

Mais vagas foram disponibilizadas através do Núcleo de Agricultura, que gerou a Comissão da Feira Livre

A Cooperativa de Produção Agroindustrial Familiar de Artur Nogueira (Cooprafan) iniciou  as atividades na Feira Livre através do trabalho de incentivo do Núcleo de Agricultura e Abastecimento do Grupo Gestor de Integração e Comissão da feira. O objetivo é o de estimular não só o grupo que coloca à venda vários produtos dos próprios agricultores do município, mas também outros grupos que apresentaram interesses, como o artesanato da Casa de Cursos.

De acordo com a engenheira agrônoma da Casa da Agricultura de Artur Nogueira, Roseli Borges, membro da Comissão da Feira Livre, com a nova estruturação feita pelo Núcleo e organização da Comissão, obteve-se a liberação de alguns espaços que estão sendo repostos na feira através da lista de espera e também da nova política para incentivar as entidades do município como a Cooprafan, o que incentiva ainda mais o início desta nova fase dos produtores familiares.

A feira está tendo algumas mudanças de organização. De início, foi realizada uma visita ao local e um pré-recadastramento dos feirantes. Com a discussão de problemas, incluindo também novas ideias, que foram realizadas:  o recadastramento dos mais de 150 feirantes, a  marcação de chão e o conserto da instalação elétrica. No decorrer das reuniões obteve-se apoio de alguns departamentos como: Fiscalização de Trânsito e Posturas, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária (Visa), Casa da Agricultura, Lançadoria e Departamento de Comunicação. O destaque do momento é o Cartão de Identificação do Feirante, que obriga cada feirante a ter todos os documentos, carteira de saúde e burocracias em dia, com total apoio da Prefeitura.

“Este primeiro cartão foi totalmente fornecido pela Prefeitura. Desde a fotografia de cada feirante, confecção, até a plastificação”, disse um dos integrantes do Núcleo, Ademir Giroldi.

As próximas etapas a serem concluídas pela Comissão e Núcleo são o 7º Encontro de Agricultura e também o curso de boas práticas para feirantes, agricultores estendendo-se aos ambulantes, o que aplicará boas práticas agrícolas, boas práticas de manuseio e boas práticas sanitária em parceria com a Visa, em meados do mês de agosto.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.