Corporação Musical 24 de Junho apresenta temas de filmes na Praça do Coreto
A chuva que caiu na noite de domingo (24) não atrapalhou a apresentação da Corporação Musical 24 de Junho na Praça Laudo Natel (Coreto), no centro de Artur Nogueira. Cerca de 50 pessoas, entre adultos e crianças, prestigiaram a tradicional ‘Banda’ do município. Ao todo, 45 músicos, entre professores e alunos do Projeto Retreta, apresentaram […]
A chuva que caiu na noite de domingo (24) não atrapalhou a apresentação da Corporação Musical 24 de Junho na Praça Laudo Natel (Coreto), no centro de Artur Nogueira. Cerca de 50 pessoas, entre adultos e crianças, prestigiaram a tradicional ‘Banda’ do município.
Ao todo, 45 músicos, entre professores e alunos do Projeto Retreta, apresentaram um repertório focado em temas de filmes. Clássicos como Titanic, A Bela e a Fera e Batman foram tocados sob a regência do maestro Ricardo Michelino.
“Vejo de forma muito positiva nossa ida para a Praça do Coreto. É uma forma de apresentarmos e levarmos a música até a população. Estamos com um projeto para nos apresentarmos em praças pelo menos uma vez por mês, além de uma apresentação mensal em uma escola para a comunidade. Em nome de toda a corporação, aproveito para agradecer o apoio e a parceria firmada com a Prefeitura, através do prefeito Celso Capato, que não está medindo esforços para o bem da nossa corporação”, afirma o maestro Michelino.
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Artur Nogueira pretende trazer outras apresentações para a Praça do Coreto. “É uma apresentação simples, mas com uma proposta muito valiosa: trazer e reunir a família nogueirense na praça de nossa cidade. Em fevereiro apresentamos a Orquestra de Viola e foi um sucesso, assim como a apresentação da ‘Banda’. Queremos realizar eventos assim pelo menos a cada 15 dias”, afirma o secretário de Cultura, Gugu.
Corporação
Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade.
Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, onde foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais. Atualmente, as atividades da Corporação são realizadas na própria instituição e conta com a ajuda da Prefeitura Municipal.
Retreta
O Retreta é um projeto desenvolvido pela da Corporação Musical 24 de Junho, famosa ‘Banda’ de Artur Nogueira, coordenado pelo maestro Ricardo Michelino. Em mais de dois anos de fundação, o Retreta já atendeu mais de 700 alunos.
O projeto incentiva o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino. “Sempre quis aprender a ler as notas musicais, mas nunca tive a oportunidade. O Projeto Retreta permitiu a mim realizar esse sonho, por isso sou muito grato”, afirma o aluno Vanderlei Ferreira, de 43 anos de idade.
As oficinas são oferecidas gratuitamente através de parceria com a Prefeitura Municipal de Artur Nogueira. “Minha filha é apaixonada por música e adora frequentar as aulas na Corporação. Fico muito grata a todos os envolvidos neste maravilhoso projeto”, afirma a mãe de uma das alunas, Sonia Regina Trentin Souza.
Outra mãe que também é muito admiradora do projeto e também frequenta as oficinas é Juliana Barbosa de Menezes. Ela conta que o Retreta já faz parte da família dela. “Eu, ao lado dos meus filhos, tenho a oportunidade de aprender e treinar música. Isso, para mim, é motivo de muita satisfação e prazer. Espero que esse projeto nunca termine, pois ele transforma vidas”, afirma Juliana.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.