30/03/2025

Corporação Musical 24 de Junho fará show com Sidney Magal no aniversário de Artur Nogueira

Apresentação especial acontece no dia 10 de abril na Lagoa dos Pássaros

Foto: Rede social 

Da redação

No próximo dia 10 de abril, data que celebra os 76 anos de emancipação político-administrativa, o município de Artur Nogueira será palco de um grande show que promete emocionar, encantar e agitar a Lagoa das Pássaros. A Corporação Musical 24 de Junho realizará um espetáculo ao lado de Sidney Magal, um dos maiores artistas do Brasil, que contará ainda com a presença do músico Derico Scotti. O evento é uma realização da Prefeitura de Artur Nogueira, por meio da Secretaria de Cultura.

Enquanto o show não chega, os músicos vão se preparando, e para saber como estão esses preparativos, o Portal ON conversou com o Maestro da Corporação, Ricardo Michelino.

Em entrevista ao Portal ON, Michelino disse que desde o início de seu primeiro mandato, o Prefeito Lucas Sia (PL) pediu que a Orquestra sempre trouxesse um convidado especial para os shows. “Temos realizado grandes concertos com ícones como: Daniel Boaventura, Elba Ramalho, Paulo Ricardo, Edson e Hudson, dentre outros. No ano passado, tivemos o show sertanejo em comemoração aos 100 anos da Corporação, o que possibilitou que a Orquestra Sinfônica Jovem de Artur Nogueira conquistasse um espaço no cenário artístico nacional”.

Segundo o Maestro, o registro desses espetáculos facilita a aceitação dos artistas, pois comentam entre eles sobre a orquestra de Artur Nogueira.

Parceria e apoio de Derico

Michelino faz questão de destacar o apoio que o músico Derico Scotti tem dado à Corporação, ajudando no contato com grandes artistas. “Desde 2014, Derico é o padrinho da orquestra. Ele leva e eleva o nome de Artur Nogueira e da orquestra por todo o Brasil.”

Como é de conhecimento público o Derico Sciotti trabalhou 30 anos com o apresentador Jô Soares, e, portanto, transita com extrema fluência nas mais diversas áreas dos bastidores artísticos.

“Desde 2014, durante o mandato do Prefeito Celso Capato, o Derico nos levou ao “Programa do Jô” na Rede Globo, essa ação foi de extrema importância para nós, a partir de então ele tem participado não só dos grandes eventos, mas também de muitos outros, que nem sempre têm publicidade, ele e sua esposa Regina, estão sempre presentes. Temos um apelo ao Derico de que ele só não estará em nossos concertos se não quiser ou não puder.”

O convite para o show

O Maestro comenta que sempre acompanhou o trabalho de Sidney Magal, que tem quase 60 anos de carreira. “Eu, pessoalmente, acompanho o trabalho dele a vida inteira e sei que onde ele vai, o público se emociona. É um show familiar, que agrada a todas as idades. Ele sempre foi um dos nomes que consideramos um sonho para o show. Quando o Prefeito Lucas pediu para prepararmos um grande concerto para o aniversário da cidade, Magal foi o nome que escolhemos. Fui até ele (Prefeito Lucas), apresentei a proposta e ele de pronto aprovou.  Decidimos, então, que Magal seria o convidado”.

“É preciso ressaltar todo o empenho da Secretaria de Cultura através da Sra. Ieda Ribeiro, uma excelente profissional que por anos atuou em nossa instituição, Ieda não poupa esforços para que as atividades da não só da Corporação/Projeto Retreta, mas das diversas áreas da cultura, aconteçam com a excelência devida.”

Voltando ao convite, assim que o Magal teve acesso ao nosso material, especialmente sobre o “Projeto Retreta” (projeto de música educacional da cidade, que é mantido pela Prefeitura Municipal em parceria com a Corporação Musical 24 de Junho), ele aceitou imediatamente, e isso nos enche de orgulho.

Ensaios e preparações

O Maestro explica que um evento desse porte exige um preparo antecipado.  “Antes mesmo dos ensaios, temos que preparar os arranjos das músicas e mapearmos toda a estrutura necessária para realizarmos um concerto desse porte. Iniciamos os trabalhos em setembro de 2024, trata-se de um trabalho minucioso, pois precisamos pegar todo o repertório de Sidney Magal e transformá-lo para uma orquestra sinfônica.”

“Quando se tem um concerto dessa magnitude, começamos sempre com seis meses de antecedência. É preciso fazer os arranjos, preparar de acordo com o grupo e, depois, começar os ensaios. Eles são bem intensos, pois as músicas são desafiadoras de serem executadas com a excelência que Sidney Magal exige. Estamos ensaiando muito para que a performance seja o mais fiel possível à obra dele. Os ensaios acontecem às terças-feiras, na sede da Corporação 24 de Junho.”

A importância da Corporação como projeto de transformação

Para o Maestro, mais do que um espetáculo, o show de Sidney Magal reforça o papel da Corporação Musical 24 de Junho como agente transformador de cultura e sua importância para o município, construída ao longo dos anos e por muitas mãos.

“Eu sempre digo que o grande troféu da Corporação Musical são as pessoas que estiveram lá ao longo dos anos, pois, sem elas, nada existiria. Hoje, temos muitas pessoas envolvidas. Só no projeto Retreta, que é um braço da corporação, temos cerca 1.400 alunos, além daqueles que são atendidos na rede pública municipal de ensino.

Esse sim é um troféu de transformação social através da música no município. Isso é uma vitória para o coletivo, para a ação do terceiro setor, que é amplamente apoiado pela Prefeitura Municipal.”

“Quando um grande artista como Sidney Magal participa de um evento conosco, é como se ele colocasse uma chancela de qualidade nesse trabalho desenvolvido pela Corporação e Prefeitura Municipal.

Certamente isso coroa o trabalho que temos realizado ao longo dos anos, e portanto indica que estamos trilhando o caminho certo .”

Serviço:

Show da Corporação 24 de Junho com Sidney Magal e Derico Scotti

Quando: 10 de abril

Onde: Lagoa dos Pássaros

Horário: 20h

………………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem?  Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de remoção de informações do site  sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.