Corporação Musical de Artur Nogueira sedia oficinas de ritmos brasileiros da Unicamp
Evento gratuito acontece nesta quarta (07), e será apresentado pelo maestro Ricardo Michelino
Da redação
A Corporação Musical 24 de Junho, de Artur Nogueira, sediará oficinas do projeto “Ritmos Brasileiros”, da Unicamp. O evento acontece nesta quarta-feira (07), das 9h às 15h, sob apresentação do maestro Ricardo Michelino.
A iniciativa é dirigida pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual e, em Artur Nogueira, contará com o apoio da Prefeitura.
Ao final da tarde, das 15h às 16h, será feita uma apresentação da BigBand da Unicamp, na sede do Projeto Retreta.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO
09 – 10h | Prof. Ms. Geremias Tiófilo | Prof. Cacá Malaquias – “Variações de Baião e Maracatu” a investigação do processo criativo na prática interpretativa musical entre um grupo sinfônico e uma banda de base.
10 – 11h | Prof. Ms. Mário Marques – “A música erudita e popular sob o olhar de um músico de orquestra”.
11 – 12h | Cacá Malaquias – “Oficina de ritmos nordestinos”.
14 – 15h | Cacá Malaquias – OFICINA DO PÍFANO – História, construção repertório e técnica do instrumento.
15 – 16H | Cacá Malaquias – Ensaio aberto – UNICAMP BIGBAND e BIG BAND SÃO JUNQUEIRO. Na sede do Projeto Retreta, Rua São Sebastião – em frente ao Centro Cultural Tom Jobim.
PROJETO RITMOS BRASILEIROS
O projeto busca viabilizar a prática do baião, o maracatu, e suas variações como o xote, forró, forró pé de serra, mediante a orientação de músicos especialistas, nos instrumentos de sopros, percussão e cordas, utilizando estratégias como a música corporal, a dança, apoiado a um contexto histórico imagético com vídeos, xilogravuras, e em um paralelo com os quadros de artistas como Candido Portinari (“Os Retirantes”, 1946), e Edierk José da Silva “Pifeiros do Pajeú” 1999 (Homenagem ao Ms. Cacá Malaquias).
As programações e os locais variam de acordo com a atividade, confira aqui: https://www.iar.unicamp.br/content/1106/.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.