Defesa Civil recebe equipamentos para combate de incêndios
Com chegada de equipamentos, caminhão-pipa passará por reforma
Quézia Amorim
A Defesa Civil de Artur Nogueira recebeu novos equipamentos para o combate de incêndios vindos do Governo Estadual, Agemcamp e Prefeitura. Os materiais adquiridos pelo município somam o valor de R$ 14.412,00 e, dentre eles, estão o extintor costal anti-incêndio com tanque flexível; conjunto de combate para pick-ups e queimador para fogos controlados.
Além destes equipamentos, a Defesa Civil Estadual doou para o município os seguintes itens: abafadores para incêndio, capacetes de proteção, bombas costal, pares de luvas de raspa, enxadões e facões com bainhas.
“Um dos melhores equipamentos que recebemos é a bolsa flexível, que comportar até 700 litros de água. Ela tem um motor que possui a capacidade para atingir até 15 metros de distância em fluxo reto e até seis metros em fluxo leque”, explica o coordenador da Brigada de Incêndio, Robson Neves.
Reforma do caminhão-pipa
Em junho deste ano, o Portal Nogueirense publicou uma reportagem falando sobre as más condições do caminhão-pipa do município, que estava com volante amarrado com cordões de tecido, mangueiras furadas e peças quebradas.
Adquirido pela Prefeitura em 1995, o veículo é utilizado em ocorrências de incêndios, limpeza de vias não asfaltadas e para regar jardins públicos. Neste mês de outubro o veículo passará por reformas.
“A reforma será feita no principal, que é o tanque, e depois em outras peças, como na troca das mangueiras. Os equipamentos que recebemos suprirão a ausência do caminhão-pipa, enquanto ele estiver em manutenção. Antes de fazermos essa reforma, precisávamos desses equipamentos, por isso ainda não o fizemos. Até porque estamos saindo do período de estiagem, que diminui as ocorrências de incêndios”, afirma Neves.
Defesa Civil
Em Artur Nogueira o departamento da Defesa Civil, que realiza o monitoramento climático do município, também abriga outra unidade, a Brigada de Incêndio, que realiza a ação de campo em ocorrências como incêndio.
O município possui 20 brigadistas formados por cursos de capacitação. Dependendo da ocorrência, a presença desses brigadistas é solicitada. Caso ocorra incêndio de maior proporção, o município é obrigado a acionar o Corpo de Bombeiros de Paulínia, que além da própria cidade, atende também Artur Nogueira, Cosmópolis e Engenheiro Coelho. A Prefeitura estuda um projeto que propõe, para 2013, a formação de uma equipe de bombeiros civis municipais, que trabalhariam 24 horas por dia na cidade.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.