17/03/2014

Em 2013, menores de idade representaram 15% dos detidos em Artur Nogueira

Para sociólogo, índice de menores envolvidos com crimes diminuiria se houvesse estrutura familiar

Rafaela Martins

Em uma estatística publicada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Artur Nogueira registrou uma média de um menor apreendido para cada cinco presos em 2013. Na Região metropolitana de Campinas (RMC) os adolescentes apreendidos representaram 12,8% e no Estado de São Paulo 12%.

Ao todo, Artur Nogueira registou, no ano passado, 149 prisões de pessoas maiores de idade e 28 apreensões de menores. Os adolescentes representaram cerca de 15% de todos os encaminhados para cumprir penas por crimes. A RMC registou 1.406 adolescentes apreendidos em 2013, cerca de 12,8 por cento.

Para o sociólogo nogueirense Luiz Rossi, um dos responsáveis pelo ingresso dos jovens no mundo do crime é a falta de procura ou oportunidades dentro da própria família. “O que acontece com os menores hoje? Se ele não tem oportunidades, um berço familiar bem formado, eles vão buscar oportunidades nas ruas onde encontram as realizações que na família não acham. As drogas e o tráfico são os facilitadores para que essa criança e esse adolescente tenha essa vida ilegal, trazendo a ilusão de uma vida fácil” explica Rossi.

O sociólogo ainda acrescenta que a solução para esses casos pode estar dentro da própria casa. “Uma criança hoje não precisa de drogas para ter uma satisfação pessoal. Ela precisa de carinho, atenção, a presença dos pais e o incentivo para crescer na vida”, reflete.

prisoes


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.