12/06/2015

Escola Amaro Rodrigues promove atividade artística em Artur Nogueira

Alunos do Ensino Médio da instituição realizaram por dois meses uma série de pesquisas até chegar no resultado final, apresentado no evento.

por Norton Rocha

A Escola Estadual José Amaro Rodrigues realizou a apresentação de uma série de trabalhos interdisciplinares na manhã desta sexta-feira (12) no saguão da instituição em Artur Nogueira. A atividade, segundo professores, é o resultado de aproximadamente dois meses de pesquisa feita pelos alunos do Ensino Médio sobre as áreas de Química, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física, e faz parte do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI), iniciativa do governo federal que fomenta, por meio de incentivo financeiro, o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas públicas do país.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Médio, Ilza Correia Santos Di Labio, o programa cria novas condições de relacionamento entre alunos e professores. De acordo com ela o programa “propõe uma escola mais dinâmica, com uma interatividade maior dos alunos, mas sempre focalizando o currículo […] e o desenvolvimento das competências e habilidades deles”, explica a coordenadora.

Com programação temática voltada ao que aprenderam a partir destes estudos, os alunos apresentaram peças de teatro, desfiles e danças diante dos colegas e de um júri, formado por profissionais da moda e professores. A primeira peça, uma pantomima – teatro gestual -, fez referência a importância da integração entre as pessoas e o trabalho em equipe. A segunda peça foi uma adaptação bem humorada de Romeu e Julieta, um dos clássicos escritos por William Shakespeare.

IMG_0156

Alunos participantes do programa utilizaram maquiagem artística, o que foi, segundo a vice- diretora Graziela Paula Ferreira Mantovani, uma oportunidade para conhecerem as composições químicas destes materiais. Eles contaram com o auxílio das maquiadoras Glaucia Sala e Brenda Sala, especialistas em maquiagem artística.

Graziela, aproveitou a formação em Química para ajudar a desenvolver, em parceria com o professor Guilherme Coghi, parte do programa, que propiciou aos alunos uma visita técnica a fábrica de cosméticos Mairibel. Na ocasião acompanharam a experiência de elaboração de um dos produtos da empresa.

O desfile intitulado T-Shirt Contest apresentou várias mensagens em Inglês, formando o conceito do desfile. Por fazer parte das áreas de conhecimento do programa, a Língua Estrangeira esteve presente no programa por meio das estampas das camisetas dos modelos, todos alunos da instituição. “Estamos vinculados a macro campos propostos pelo ProEMI e a Língua Estrangeira é um destes macro campos”, explica Ilza.

IMG_0045

Entre os professores que se dedicaram ao projeto está Adriana Tieghe, professora de Inglês e uma das responsáveis por esta etapa do programa. Ela explica que além do aprendizado intelectual os participantes desenvolvem “durante o processo um vínculo afetivo e no fim isto é bom pra eles”, afirma a professora.

Existem três macro campos obrigatórios estabelecidos previamente pelo programa, são eles o Acompanhamento Pedagógico, a Iniciação Científica e Pesquisa e ainda Leitura e Letramento. Estes devem ser somados a dois macro campos optativos que fazem parte de um conjunto sugerido pelo ProEMI. A Escola Amaro Rodrigues decidiu atuar com os macro campos de Produção e Fruição das Artes e Línguas Estrangeiras.

ProEMI

O Programa Ensino Médio Inovador- ProEMI, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, como estratégia do Governo Federal para induzir a reestruturação dos currículos do Ensino Médio.

O programa tem por objetivo apoiar e fortalecer o desenvolvimento de propostas curriculares inovadoras nas escolas de ensino médio, ampliando o tempo dos estudantes na escola e buscando garantir a formação integral com a inserção de atividades que tornem o currículo mais dinâmico, atendendo também as expectativas dos estudantes do Ensino Médio e às demandas da sociedade contemporânea.

A adesão ao Programa Ensino Médio Inovador é realizada pelas secretarias de Educação estaduais e distrital, as escolas de Ensino Médio recebem apoio técnico e financeiro, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE para a elaboração e o desenvolvimento de projetos de reestruturação curricular.

IMG_0131


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.