09/04/2014

Escola de Artur Nogueira recebe artista plástico que pinta com os pés e boca

MOTIVAÇÃO: Daniel Ferreira realizou três palestras para alunos, pais e professores da Escola Amaro

Rafaela Martins

O palestrante e artista plástico Daniel Ferreira esteve na última terça-feira (8) na Escola Estadual José Amaro Rodrigues, no centro de Artur Nogueira. As palestras foram realizadas às 10h30, 14 horas e 20 horas. O convite foi feito pela direção da instituição mediante a necessidade de se trabalhar assuntos como motivação e preconceito. Daniel é deficiente físico e pinta telas com os pés e a boca.

Daniel Rodrigo Ferreira da Silva, tem 24 anos, é deficiente físico por causa de um tratamento médico que a mãe fez durante a gravidez. Ele nasceu sem os braços e encontrou na pintura a melhor forma de superação. “Brincava na rua quando criança e, como estava sempre correndo, caia de cara no chão por não ter os braços para me apoiar. Mas, a pintura sempre me ajudou a quebrar barreiras e continua me ajudando”, diz.

Quando pequeno, o artista plástico já demonstrava interesse pela arte. Com os pés, Daniel fazia suas pinturas com lápis de cor e canetinha. Aos dez anos de idade passou a pintar telas. Em 2007, ele começou a fazer parte de uma instituição internacional, a Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP). “Hoje eu me considero uma pessoa igual às outras, não me sinto inferior e nem superior a ninguém. Amo viver e respiro arte”, explica o palestrante.

IMG_8930

Entre os três períodos de aula, mais de mil pessoas assistiram às palestras, incluindo pais, alunos e professores. Nas três apresentações foram trabalhados assuntos sobre superação, motivação, persistência, realização, aceitação e perseverança. O artista plástico contou histórias, peripécias do dia a dia, trouxe dinâmicas e situações engraçadas que envolveram e animaram a plateia.

Para Cássio Abranches, um dos alunos da escola, a palestra trouxe diversão e grandes lições. “Eu gostei muito da lição de vida que o Daniel trouxe para nós hoje. Não só eu, mas todos os meus colegas aprendemos que nada é impossível para quem corre atrás dos sonhos. Ele veio para contribuir, e muito, no nosso dia”, conta o estudante.

A iniciativa de trazer Daniel para Artur Nogueira surgiu através da professora e coordenadora pedagógica Ilza Di Labio, que através da internet teve o conhecimento sobre a história do palestrante. “Vimos que era preciso motivar os alunos e mostrar que para quem quer vencer na vida não há barreira e nem limites. O Daniel é um grande exemplo. Além disso pudemos mostrar para os alunos e pais que a inclusão é fundamental. Hoje estamos desfazendo preconceitos”, explica Ilza.

O palestrante também ficou feliz com o convite. “Fui muito bem recebido pelos alunos e fiquei ainda mais feliz porque a cada palestra que dou troco experiências e saio ainda mais motivado. A mensagem principal que deixo é que o estudo, a dedicação e a perseverança fazem a diferença”, finaliza Daniel.

IMG_8916 IMG_8923 IMG_8925IMG_8942 IMG_8949 IMG_8957 IMG_8976 IMG_8980 IMG_8988 IMG_8996 IMG_8997 IMG_9003 IMG_9010 IMG_9014 IMG_9020 IMG_9021 IMG_9025 IMG_9035IMG_9032

Fotos: Gregory Pereira

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.