Escola Montessori realiza Feira de Ciências 2015 em Artur Nogueira
Evento incentivou estudantes a desenvolverem gosto pela pesquisa e por colocar em prática conceitos vistos em aula
A Escola Montessori realizou a Feira de Ciências 2015. Idealizada pelo professor Fernando Moreira, que viu a necessidade de contextualizar melhor os conteúdos para os alunos do 9º ano, o evento incentivou os estudantes a desenvolverem o gosto pela pesquisa e por colocar em prática os conceitos vistos em aula. O projeto começou em março e teve seu fechamento na sexta feira (23).
A turma foi dividida em seis grupos, sendo três grupos com projetos voltados para a Física e três para a Química. Durante o ano letivo, os assuntos sorteados para a Feira foram vistos em sala de aula, o que tornava o aprendizado mais próximo dos alunos. Os assuntos abordados foram: ótica, energia, magnetismo, modelos atômicos e tabela periódica, separação de misturas e metalurgia.
No começo do ano os alunos pesquisaram informações gerais sobre os assuntos, registrando o resultado de suas pesquisas em um trabalho escrito. Algumas semanas depois, foi requisitada a apresentação de um seminário sobre o tema, a fim de que os estudantes tivessem maior proximidade com o tema e soubessem realmente sobre o que estavam falando. Já nessa oportunidade de apresentação do seminário foram pedidas ideias práticas para ilustrar o projeto de pesquisa, chamadas de “experiências”.
Ótimas ideias surgiram e foram retiradas do papel. Percebia-se o interesse em apresentar experiências criativas e que exemplificassem bem o projeto de cada um. Muitos grupos fizeram maquetes sobre o assunto. Também montaram cartazes ilustrativos e experiências/brincadeiras em que fosse possível a interação do público.
Durante todo o ano, pelo menos uma vez por mês, era necessário um feedback dos alunos no sentido de levar para a escola as etapas já concluídas do seu projeto. Desse modo, era possível diluir o trabalho ao longo dos meses, deixando de acumular atividades e proporcionando uma orientação mais direta do professor em cada projeto. Dessa forma, foi possível direcionar melhor cada grupo no caminho que deveriam seguir. A apresentação da Feira aconteceu no salão da escola, com a visita de todas as turmas do Fundamental II, Ensino Médio e de alguns pais. Vários elogios foram feitos para a organização do evento e especialmente para o desempenho dos alunos.
Segundo o professor Moreira, é fundamental despertar nos alunos o gosto pelo aprendizado. “Apresentar a ciência como algo prático e próximo dos alunos durante a vida é parte essencial desse processo”, afirma. Segundo ele, é preciso fazer o aluno deixar de pensar que Física e Química são um emaranhado de fórmulas sem fim e apresentar as aplicações dessas ciências no dia a dia dos alunos.
“Foi isso que essa Feira quis trazer aos alunos. Em uma auto avaliação, todos os alunos demonstraram que a maior contribuição da Feira foi o aprendizado e o incentivo em correr atrás do conhecimento de forma autônoma, porém sempre direcionada”, conta o professor. “Tenho muito orgulho dessa turma e do que eles realizaram”.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.