ETA reaproveitará 500 mil litros de água por dia em Artur Nogueira
Hoje, parte da água da estação é descartada após a limpeza de filtros e decantadores. Economia beneficiará o equivalente a 700 casas
A Prefeitura Municipal e o Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean) iniciaram neste mês a construção de dois tanques na Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada no centro da cidade.
Hoje, parte da água que chega até a estação é descartada após ser utilizada na lavagem de filtros e decantadores. Com a construção dos tanques, esta água será reaproveitada e destinada a população – uma economia que representará um total de 500 mil litros por dia, o equivalente ao abastecimento de 700 casas.
De acordo com o chefe de manutenção do Saean, Gilson Strassa, a obra será de grande importância para o município. “Depois de prontos, os tanques vão tratar a água que seria descartada. A retrolavagem é uma operação inversa da filtragem que elimina toda a sujeira e impurezas dos filtros da estação. Seguindo os padrões exigidos, depois de passar pela retrolavagem e ser tratada a água passará por uma nova análise e só depois será destinada a população”, afirma Strassa.
O prefeito Celso Capato disse que investimento em água nunca deve ser interrompido, uma vez que o crescimento populacional também cresce a cada ano. “Vamos continuar investindo e melhorando a captação, tratamento e distribuição da água em nosso município. Mas também precisamos que a população também coopere. É dever de todos economizar água. Enquanto falta água em algumas casas, é comum encontrarmos moradores lavando calçadas e carros. Isso tem que acabar. A Prefeitura está fazendo a parte dela, mas a população também tem que fazer a sua. Peço a compreensão dos nogueirenses”, afirma Capato.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.