05/01/2021

Eteng encerra operações em Artur Nogueira e dispensa 102 funcionários

Administração pública confirma rescisão com a empresa. Funcionários estão preocupados com desemprego

Da redação

A empresa Eteng encerrou operações em Artur Nogueira após rescisão de contrato com a prefeitura da cidade, que confirmou o encerramento. Estão sendo dispensados 102 funcionários que atendiam serviços de coleta de lixo, zeladoria e limpeza de escolas e creches. Nesta terça-feira (5), os funcionários compareceram na sede da empresa para a entrega da carteira de trabalho.

A Eteng atendia o município desde o inicio da gestão do ex-prefeito Ivan Cleber Vicensotti (PSB) e assumiu a coleta de lixo depois de um contrato emergencial que venceria em março deste ano. No entanto, avisou seus funcionários do fim de suas operações na segunda-feira (4) e solicitou a entrega de documentos para rescisão.

Em Artur Nogueira, a Eteng, a empresa prestava serviços de limpeza de prédios, mobiliários e equipamentos pertencentes a Secretaria Municipal de Educação, além de serviços de coleta, transporte, transbordo e destinação final de resíduos sólidos urbanos domiciliares, comerciais e industriais. Seus 102 funcionários eram divididos em coleta de lixo (16), roçagem (20), limpeza (61) e zeladoria (2).

Nova parceria

Com o fim do contrato, a administração municipal retomou o contrato com o Consab. “Salientamos ainda que, agora, a prestação de serviços de coleta de resíduos sólidos é realizada via Consórcio Intermunicipal na Área de Saneamento Básico (Consab) pela empresa CORPUS SANEAMENTO E OBRAS LTDA. Atualmente, a situação está regularizada”, informa.

Preocupação

Segundo funcionários a relação com a empresa Eteng sempre foi boa, com pagamentos em dia. “A Eteng sempre honrou seus compromissos com todos os funcionários, mantendo pagamento em dia e sendo uma empresa de respeito”, destaca um coletor.

Sobre receber os valores de verba rescisória, os funcionários acreditam que a empresa irá agir de forma correta. “Sempre agiram de forma correta e não teremos problemas com o recebimento. A preocupação é mesmo sobre a realocação que foi prometida”, responde o mesmo funcionário.

Realocação

No entanto, alguns estão preocupados com o futuro. “Ninguém comentou nada sobre realocação de funcionários na nova empresa de coleta de lixo, muito menos nos procurou. Ainda estamos confiantes na promessa de campanha do atual prefeito e vice de que teremos um nova oportunidade”, revela outro funcionário.

A prefeitura não fez manifestação sobre a possibilidade de realocação dos funcionários. Para os servidores, a recolocação aliviaria a insegurança do desemprego. “A gente fica da dúvida se a empresa assumiria os atuais funcionários. Agente não tem culpa da prefeitura querer trocar a empresa. O problema é o desemprego né”, desabafa outro ex-colaborador da Eteng.

O Portal Nogueirense fez contato com a empresa Eteng, mas ela não retornou.

…………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.