Exames de vista em óticas não verificam a saúde ocular
Em Artur Nogueira você pode contar com o profissionalismo e ampla experiência do médico Matheus Vieira
Basta andar por algumas das mais movimentadas ruas ou praças do centro para ser abordado por uma pessoa, que prontamente se apresenta e faz uma proposta tentadora, especialmente em tempos de crise financeira e dinheiro curto, como os atuais: “Faça um teste de visão na hora, sem custo nenhum e saiba se você tem problemas para enxergar ou se precisa de óculos”.
Mas será que exames gratuitos em óticas são seguros? A resposta é não. O exame oftalmológico, popularmente conhecido como exame de vista, deve ser feito, pelo menos, uma vez por ano. Ele serve para avaliar, não apenas nossa capacidade visual, mas também para detectar uma série de problemas no globo ocular. O grande objetivo de visitar o oftalmologista é prevenir doenças que causam a perda progressiva da visão, a qual pode, algumas vezes, até causar cegueira.
Segundo o médico oftalmologista Matheus Vieira, é condenável realizar exames de visão em óticas, mesmo os mais simples, pois ao se submeter ao teste, o cliente acredita estar fazendo uma avaliação global da sua saúde ocular. “E isto acaba o deixando sem diagnóstico de muitas doenças oculares que poderão levar até a cegueira”.
De acordo com o Dr. Matheus Vieira, os aparelhos utilizados nas óticas podem até ser de boa qualidade, o que não garante a confiabilidade dos resultados obtidos nos testes. “Quem faz diagnóstico é o médico e não o balconista da ótica. E fazer exames com um vendedor é ilegal, eles não têm competência para concluir se o cliente tem ou não uma doença ocular”, ressalta o oftalmologista, lembrando que nem mesmo o optometrista pode assumir esta função.
Conforme o oftalmologista, descontar na venda dos óculos o valor da consulta cobrada por um médico indicado pela ótica também é proibido. “Isso não pode, é venda casada, que deve ser condenada”. Com a receita na mão o cliente tem a liberdade de escolher a loja para aviar a sua receita.
Fique atento as leis:
- Somente médico pode prescrever receitas;
- As óticas somente podem confeccionar óculos mediante receita médica;
- Venda casada é proibido segundo código de defesa do consumidor (exame de graça embutido no valor do óculos);
- É proibido consultório no mesmo estabelecimento de ótica ou farmácia (pra evitar conflito de interesses);
- O técnico em optometria existe e pode examinar e confeccionar óculos, mas sempre mediante receita médica. Optometrista não pode receitar óculos e isso é exercício ilegal da medicina;
- As óticas normalmente nem receita dão, dificultando a ação da população e órgãos públicos de fiscalizar.
Não perca tempo! Agende hoje mesmo uma consulta com um oftalmologista de confiança e garanta a saúde visual para toda a família. Em Artur Nogueira você pode contar com o profissionalismo e ampla experiência do médico Matheus Vieira. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2010, residência em oftalmologia pela Universidade de Campinas (Unicamp) e mestrado em Ciências Médicas também pela Unicamp (2018), o Dr. Matheus atua na área do ensino de residentes na Unicamp e como pesquisador, com objetivo de proporcionar maior conforto e saúde visual aos pacientes.
Em 2021, além de fazer consultas em modalidade particular, o oftalmologista também está atendendo uma ampla gama de convênios, dentre eles Unimed, Santa Casa de Limeira – Frei Galvão Saúde, Beneficência Portuguesa, PlanSaúde e Medical. O consultório do Dr. Matheus Vieira está sediado na Clínica Cáritas, localizada na Avenida 15 de novembro, 892, em Artur Nogueira. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 às 17h. Para mais informações ligue (19) 3877-5313. Se preferir, clique aqui e agende sua consulta.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.