Fiscalizações da EMTU apreenderam 8 veículos irregulares em Artur Nogueira durante 2024
Operações contra o transporte não autorizado e clandestino de passageiros aconteceram em toda a RMC ao longo do último ano

Foto: EMTU
Da redação
Entre janeiro e dezembro de 2024, a EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, em conjunto com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, realizou 304 operações contra o transporte coletivo de passageiros não autorizado nos municípios da região de Campinas. Em Artur Nogueira, 8 veículo irregulares foram apreendidos.
As ações visam oferecer mais segurança e qualidade às pessoas que utilizam o sistema metropolitano, combatendo o transporte coletivo não autorizado e clandestino de passageiros.
Na Região Metropolitana de Campinas, as 155 fiscalizações realizadas no período resultaram em 8.708 veículos averiguados e 131 veículos apreendidos em operação irregular.
Segue a relação de apreensões por município:
Americana 7
Artur Nogueira 8
Campinas 28
Cosmópolis 11
Engenheiro Coelho 4
Holambra 1
Hortolândia 3
Indaiatuba 1
Itatiba 7
Monte Mor 3
Nova Odessa 7
Paulínia 23
Pedreira 1
Santa Barbara D’Oeste 3
Santo Antônio da Posse 2
Sumaré 13
Valinhos 7
Vinhedo 2
Os agentes averiguam carros, vans, micro-ônibus e ônibus que fazem o transporte intermunicipal metropolitano. Os veículos apreendidos são removidos ao pátio de estocagem por serviço de guincho, bem como são aplicadas as multas correspondentes que podem chegar a R$ 5.212,22, por valor unitário.
Em 2024, nas cinco regiões metropolitanas onde a EMTU atua (São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba e Litoral Norte), a empresa realizou 2.917 operações, que envolveram 29.440 abordagens e 835 apreensões de veículos irregulares.
Os veículos autorizados passam por inspeções periódicas da EMTU nas quais são verificados mais de 900 itens, como os sistemas de freios, suspensão, pneus, acessibilidade e demais itens que conferem a segurança, conservação e o conforto aos passageiros, conforme as determinações da ABTN (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito).
Na operação regular, os condutores são treinados periodicamente, bem como são atendidas todas as normas do Código de Trânsito Brasileiro e aquelas determinadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
Por outro lado, os veículos não autorizados não cumprem essas normas, sem qualquer garantia da sua procedência, além de operar de forma precária e em concorrência ruinosa, já que não cumprem qualquer requisito da legislação.
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