12/05/2026

Graciele Noronha mostra realidade de mulheres com dificuldade para engravidar

Médica ginecologista e ultrassonografista que atende em Artur Nogueira (SP) utiliza vídeos informativos para abordar alertas da maternidade tardia, revelar caminhos e instruir tentantes

Informe publicitário

Nos vídeos em que publica em seu perfil no Instagram, a médica ginecologista e ultrassonografista Graciele Noronha, de Artur Nogueira (SP), raramente foge do script: publicações com tempo assertivo, temas do universo feminino e gestacional, pesquisa cautelosa para embasar o roteiro. O material abrange temas que vão desde complicações na saúde da gestante e do bebê até exames médicos necessários e quando realizá-los.

Os assuntos que a médica coloca em pauta tocam na parte mais realista da maternidade. Alguns dos temas abordados por ela recentemente são a gravidez tardia e a necessidade de que as mulheres que querem ser mães se atentem ao próprio “relógio biológico”.

Apesar de seus vídeos manterem um padrão consistente de estética e de qualidade, a médica não pensa duas vezes em levantar assuntos que considera pertinentes, mesmo se não estiver em posse de apetrechos audiovisuais. Em um vídeo gravado com a câmera frontal do celular, dentro de seu carro, a profissional conta um caso recente: uma paciente sua, casada há 17 anos e tentando engravidar há 14, nunca havia descoberto a razão pela qual tinha dificuldades para gestar. Sempre indo de médico em médico, a tentante recebia dos profissionais sempre a mesma recomendação: continuar tentando até que completasse 35 anos de idade, espécie de “idade limite” para a fertilidade feminina.

Apenas aos 34 é que a paciente descobriu: ela possuía um quadro de endometriose profunda, com indicação cirúrgica. Além disso, também havia realizado a retirada de um de seus ovários.

Sem citar qualquer informação sensível sobre a paciente, a médica utilizou o caso como exemplo para demonstrar a importância de que mulheres que desejam ser mães contem com o acompanhamento de um profissional adequado. “Ela tem vários fatores dificultadores para ela ter uma gestação de forma espontânea”, reforça, e alerta: “Se você está tentando engravidar há pelo menos um ano, sem uso de nenhum método anticoncepcional, ou tem algum fator de risco que possa atrapalhar esse processo […], não espere esse marco dos 35 anos. Seis meses de tentativa sem sucesso? Procure um profissional e vá atrás de respostas.”

Ela expõe um fato difícil ao afirmar que, quando se trata de engravidar, tempo faz diferença: “A cada ano que passa, principalmente a partir dos 30 anos de idade, a taxa de fertilidade da mulher vai caindo gradualmente”, afirma.

Em contrapartida, ela também traz informações que mostram os meios pelos quais o sonho de gestar pode acontecer, mesmo após esse “limite”. Em outro de seus vídeos, Graciele revela que ela própria foi mãe após os quarenta anos. “Muitas mulheres têm adiado a gestação, optando por ter filhos após os 40 anos. Mas será que é perigoso? Nem sempre”, desmente.

“Muitas mulheres têm filhos saudáveis após os 40 anos de idade, e vai depender do estilo de vida que a paciente tem, da saúde do casal e de um acompanhamento adequado”, afirma. Em seguida, ela traz alguns pontos de alerta para este recorte etário de tentantes: além de reforçar a queda gradual de fertilidade a partir dos 30 anos, ela explica que há riscos para a mãe (como os de desenvolver quadros de pré-eclâmpsia, diabetes e pressão alta) e para o bebê (de que ele apresente quadros de mal formações, doenças cromossômicas e restrições de crescimento).

A médica ainda reforça o alerta anterior, e diz: “se você planeja engravidar mais tarde, converse com seu médico antes”.

Uma outra publicação se aprofunda ainda mais na questão das mulheres que tentam, com dificuldade, engravidar. “Tem mulheres que comemoram uma gravidez. Outras vivem o processo com esperança, ansiedade e muitas incertezas”, diz o texto introdutório do material.

“De acordo com dados da Associação Brasileira de Reprodução Assistida, mais de 8 milhões de mulheres convivem com dificuldades para engravidar”, desenvolve a publicação. “A jornada delas é repleta de obstáculos: a frustração diante da ideia de não poder realizar o sonho, o esforço em manter acesa uma esperança, a sensação de espera sem fim… Todo esse processo é difícil e merece um olhar carinhoso e empático”, explana.

No entanto, apesar de ter de lidar com a difícil realidade que envolve todo o universo da maternidade, Graciele não deixa que isso afete sua diretriz mais consistente de atuação clínica: o acolhimento. Em todo o conteúdo produzido pela médica, é possível observar uma ênfase constante no tratamento humanizado que a profissional busca prover a suas pacientes.

Em um vídeo produzido para destacar esse aspecto acolhedor de seu método de trabalho, Graciele recita, a partir de texto escrito por ela mesma: “Cuidar de você, gestante, vai muito além do exame. É sobre acolher desde o momento em que você entra pela porta, é fazer você sentir que aqui é um lugar seguro para se estar”, explica.

“Durante o exame, observo cada imagem com muita atenção, mas também percebo o que vai além: suas expressões, suas emoções e até aquele suspiro de alívio ou de alegria”, enfatiza. Em uma fala que resume bem a responsabilidade que carrega diariamente, considerando todas as dificuldade e alegrias que precisa ajudar as pacientes a digerir, Graciele recita: “mais do que avaliar, estou aqui para te acolher, te tranquilizar, e transformar esse momento em uma lembrança boa para você e para o seu bebê”.

Graciele é médica ginecologista e ultrassonografista, formada com residência em Ginecologia e Obstetrícia pela Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte. Também se especializou em Ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital Municipal Odilon Behrens, na mesma cidade. Ao longo de sua trajetória, conquistou títulos de especialista reconhecidos pela FEBRASGO e pelo Colégio Brasileiro de Radiologia, além de ter realizado pós-graduação em Medicina Fetal pela FMFLA-Academy, em parceria com a The Fetal Medicine Foundation. Seu registro profissional é CRM 244042.


A Dra. Graciele Noronha atende na Clínica Essence, que está localizada na Rua São Sebastião, 405, esquina com a Sete de Setembro. Para agendar uma consulta, entre em contato com o número (19) 99824-9651.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.