Começa horário de verão; adiante o relógio em 1 hora
Hidaiana Rosa O horário de verão brasileiro começou à 0h de domingo (21). Com isso, os moradores de Artur Nogueira e todos os demais brasileiros que vivem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por […]
Hidaiana Rosa
O horário de verão brasileiro começou à 0h de domingo (21). Com isso, os moradores de Artur Nogueira e todos os demais brasileiros que vivem nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste devem adiantar seus relógios em uma hora. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol, e a luminosidade natural pode ser mais bem aproveitada.
Durante esse período, a expectativa de redução no consumo de energia elétrica na área de concessão da Elektro será de 0,55%. A empresa estima que a economia de consumo alcance 29.000 MWh, volume suficiente para atender uma cidade do porte de Artur Nogueira durante 77 dias.
Histórico
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931. Já de forma consecutiva, a medida ocorre há 27 anos. Esta é a 42ª edição. Os estados que adotam a medida são: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Bahia e Distrito Federal.
A hora de verão tem início de todos os anos a partir de zero hora do terceiro domingo do mês de outubro, até a zero hora do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano seguinte. Em caso de coincidência entre o domingo previsto para o término do horário de verão e o domingo de Carnaval, o encerramento ocorrerá no domingo seguinte.
É o caso do Carnaval de 2013, que será comemorado nos dias 9, 10, 11 e 12 de fevereiro, e com isso, o horário de verão de 2013 será encerrado no dia 16 de fevereiro.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.