10/03/2015

Índice de roubos a casas cai 20% em Artur Nogueira

Município segue tendência de queda na RMC, que registrou 8% durante o mesmo período.

O número de roubos a casas em Artur Nogueira caiu 20% em 2014 na comparação com 2013. O índice segue tendência de queda na Região Metropolitana de Campinas (RMC), que teve redução de aproximadamente 8% neste tipo de delito durante o mesmo período. Apesar da redução na média regional, 13 cidades da RMC registraram aumento. Os dados são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) e foram divulgados ontem (9) pelo jornal Todo Dia

O maior aumento foi constatado em Cosmópolis que teve 250% casos a mais.

Veja tabela completa

1

De acordo com o tenente da Polícia Militar Renan Alcântara, a queda dos casos no município está ligada ao fluxo das rondas que contou com outras programas de policiamento. Segundo ele, um mapeamento dos locais com maior incidência desse tipo de delito também foi elaborado para receber patrulhamento intensivo.

Além disso ele cita as abordagens nos bloqueios policiais. “Verificava-se que quando roubavam [casas], muitas vezes também levavam o veículo das vítimas com os pertences subtraídos e, tendo em vista a farta quantidade de produtos, bastava uma rápida verificação visual por parte das equipes de policiais para se notar que algo errado estava ocorrendo”, conta. Apesar disso Alcântara vê a apreensão como uma parte do combate a este delito. “Não é interessante combater o criminoso e sim o crime pois toda vez que a polícia prende um criminoso após um roubo, mostra a eficiência na ação, porém demonstra ineficiência na prevenção que é a razão de existir da Polícia Militar.”

Em relação a diferença dos dados de uma cidade a outra, Alcantara não comentou, devido as diferenças de cada localidade. “Não podemos descartar a possibilidade de migração do crime para outras cidades uma vez que o criminoso procura o melhor lugar, horário e oportunidade para agir, no entanto, se a polícia estiver preparada, fazendo o policiamento preventivo e se a sociedade estiver engajada em participar do processo de segurança pública, a chance de insucesso.”

Algumas medidas também poder ser tomadas por parte dos moradores para evitar esse tipo de ação. Alcântara aconselha manter portões fechados, dar a volta no quarteirão quando estiver chegando em casa para verificar se não há pessoas ou veículos que não costumam estar naquele local e praticar a vizinhança solidária, que consiste em mútua colaboração entre a comunidade.

A qualificação do crime como roubo ocorre quando alguém se apropria de algo que pertence a outra pessoa por meio de violência, ameaça e outros contatos com a vítima. Do contrário o ato é qualificado como furto.

Caso

No início deste ano uma quadrilha foi presa ao tentar roubar uma casa no bairro Rezek, em Artur Nogueira. Os jovens estavam carregando objetos da casa para os carros das vítimas quando a Polícia Militar fez o flagrante. Cinco jovens foram encaminhados à Delegacia. Um deles era menor de idade.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.