Iniciativa visa implantação de Escola Técnica em Artur Nogueira
Convênio prevê transformação da Escola Modelo em Centro Paula Souza
Rafaela Martins
Os poderes Executivo e Legislativo de Artur Nogueira estão trabalhando para trazer ao município o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS). Nesta semana, o prefeito Celso Capato encaminhou para a Câmara Municipal dois projetos de lei que visam a concretização de uma das maiores solicitações da população nogueirense.
A primeira lei autoriza o município a realizar parceria com o Centro Paula Souza, visando a disponibilização de cursos técnicos para os nogueirenses. O objetivo do convênio é qualificar os nogueirenses para o mercado de trabalho através da implantação de uma ETEC (Escola Técnica Estadual).
O segundo projeto de lei complementa o primeiro, pois autoriza o município a disponibilizar o Cemeb Monteiro Lobato (Escola Modelo) para se tornar Centro Estadual Tecnológico Paula Souza.
Segundo a justificativa realizada pelo prefeito Celso Capato, essa oportunidade é única. “Como uma das principais metas desta atual administração é a melhoria na qualidade de vida dos cidadãos nogueirenses, e tendo em vista a carência de recursos financeiros do município para a construção de uma Escola Técnica com recursos próprios, essa oportunidade surgiu para proporcionar um ensino de qualidade e trazer um aumento na mão de obra especializada em nosso município”, explica Capato.
O Centro Paula Souza é um órgão do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia. O projeto administra 211 Escolas Técnicas (ETECS) e 56 Faculdades de Tecnologia (FATECS) estaduais em 161 municípios paulistas. As ETECS atendem cerca de 226 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio.
O presidente da Câmara Municipal afirma que a aprovação dos dois projetos pelos vereadores é um primeiro passo para trazer uma escola técnica para Artur Nogueira. “Mas ainda há um longo caminho a ser percorrido até a conclusão de todo o processo desta futura escola. No entanto, é de suma importância dar início e trabalhar forte neste projeto educacional”, explica Silvinho Conservani.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.