10/12/2012

JUDÔ: o esporte que conquistou os nogueirenses

Mais de 700 pessoas marcaram presença em competição na Escola Modelo

Quem passou pela manhã de ontem, domingo (8), pela quadra do Centro Municipal de Educação Básica Monteiro Lobato (Escola Modelo) pôde notar uma nova modalidade esportiva que está conquistando o coração dos nogueirenses. Promovido pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, judocas de 4 a 40 anos de idade participaram da 1ª Copa Integração de Judô de Artur Nogueira.

Cerca de 700 pessoas, entre alunos, professores e pais, marcaram presença no evento e demonstraram a importância da modalidade. Segundo a organização, o objetivo da copa foi qualificar o laço de amizade entre os atletas, criado através de diversas competições e festivais durante o ano.

A Prefeitura Municipal deu o primeiro passo na modalidade em 2011. Com a iniciativa do professor e sansei Rodolpho Lavoura Neto, a Secretaria de Esportes criou o Projeto Judô Esporte Social e desde então vem treinando crianças e adultos nogueirenses. “Antes eu conhecia o judô apenas pela televisão. Graças ao projeto pude aprender técnicas e descobrir um objetivo na modalidade. Quero me aperfeiçoar cada vez mais e um dia poder representar o Brasil em uma Olimpíada”, afirma o primeiro aluno do projeto, André Luiz Nominato Ferreira Junior, hoje com 12 anos de idade.

Segundo o sansei Rodolpho, além de ser uma modalidade esportiva, o projeto tem como objetivo moldar o caráter e a socialização dos alunos. “No projeto temos a oportunidade de trabalhar a disciplina e o respeito entre os judocas. Vejo de forma muito positiva o avanço e o aumento no interesse pela modalidade pelo povo nogueirense”, afirma o professor.

O orgulho também resulta em medalhas. Desde a criação do projeto, os judocas de Artur Nogueira já conquistaram 14 medalhas de ouro, 21 medalhas de prata e 28 de bronze em participações de campeonatos regionais, estaduais e até internacionais. “O projeto é maravilhoso. Percebo a melhora na disciplina e no comportamento da minha filha que já treina há um ano e já é faixa amarela. Outro lado muito importante que deve ser lembrado é a ocupação do tempo dos nossos jovens, que poderiam estar nas ruas”, afirma a mãe da judoca Lauren, Fabiana Marini Millk.

Sandro Sacilotto é professor de Educação Física e pai do aluno Augusto, que participa do projeto desde a fundação. Segundo Sandro, o resultado deve ser aplaudido  “É notório o respeito entre os alunos. Eles são oponentes no tatame, mas amigos fora das lutas. Eu, assim como muitos outros pais, fico muito grato e sempre marco presença nas competições e festivais”, afirma o pai.

Atualmente, cerca de 200 alunos participam das aulas, que são realizadas gratuitamente duas vezes por semana e acontecem no Espaço Múltiplo Uso, localizado ao lado do posto do INSS, no bairro Florindo Caetano. “Queremos ampliar o projeto para atingir novos alunos. Agradeço a toda família nogueirense que sempre marca presença e prestigia nossos eventos”, afirma o secretário Municipal de Esportes, Vagner Brito.

Os interessados em participar das aulas devem preencher uma ficha no Espaço Multi Uso, de segunda e quarta-feira, das 8h às 16h, e aguardar uma vaga. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (19) 3827-5016.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.