11/09/2012

Lixo nos canteiros centrais incomoda nogueirenses

Comerciantes e moradores reclamam que lixo exposto gera vários problemas

Quézia Amorim

No centro de Artur Nogueira existe um problema que sempre vem à tona: o acúmulo de lixo nas proximidades dos comércios. Ao final de toda tarde, embalagens plásticas, caixas de papelão e restos de comida ficam jogados próximos aos canteiros centrais do município.

Além do lixo ficar acumulado nos canteiros, catadores de materiais recicláveis abrem os sacos e vasculham tudo fazendo com que todo o lixo fique exposto na rua e ao redor dos canteiros.

Comerciantes nogueirenses reclamam da situação

Murilo Macedo é proprietário de um restaurante do centro e conta que precisa colocar o lixo do lado de fora, mas a lixeira é inapropriada, pois, como o lixo é orgânico, faz com que vários cachorros se juntem, causando outros problemas. “É um problema sério que acontece há vários meses. Há mais ou menos um ano tiraram os latões que a gente tinha para depositar o lixo e foi instituído um horário para o recolhimento do lixo, esse horário foi mudado e nós não fomos comunicados. O horário não é cumprido rigorosamente, cada dia ele passa num horário diferente. Eu vejo que eu estou provocando um problema sério na sujeira, na verdade, eu provoco, mas não é de minha competência resolver esse problema. Para isso é que a gente paga uma taxa de coleta de lixo e que existem os órgãos municipais”, desabafa Macedo.

“Eu acho muito feio porque no final da tarde fica um monte de lixo acumulado na rua, se o vento bate o lixo vai para o outro lado, nos outros comércios. Não tem onde colocar o lixo, o horário de recolhimento não é respeitado. Eu já vi um projeto para este problema, é maravilhoso, mas nada foi feito”, finaliza a atendente de loja, Erika Barbosa.

Posição da Prefeitura

Segundo o departamento de Serviços Urbanos da Prefeitura de Artur Nogueira, a coleta de lixo começa às 18 horas da tarde todos os dias, entretanto, as pessoas colocam o lixo na rua apenas na parte da manhã. E, a partir de hoje, uma carreta passará nos canteiros quando houver lixo.

Alternativa de cidades vizinhas

Duas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), Campinas e Paulínia, receberam um sistema inteligente de recolhimento de lixo. O sistema pertence a uma empresa européia, que chegou há pouco tempo no Brasil, e consiste na instalação de lixeiras subterrâneas em pontos estratégicos das cidades.

O sistema de coleta é econômico e semelhante às demais lixeiras seletivas, contudo o lixo não fica exposto na rua, ele é depositado em uma lixeira que direciona o material descartado para um tipo de contêiner, localizado até 1,5 metros do subsolo.

Participe!

Sugira as próximas reportagens do Jornal Nogueirense. A sua participação é muito importante. Escreva para [email protected]


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.