27/01/2025

Longa de cineasta de Artur Nogueira estreia nesta quarta-feira em sessão gratuita

A obra, em que o protagonista, um socorrista do SAMU, tem que enfrentar dilemas internos após falhar em salvar uma vítima, explora temas de saúde mental sob a perspectiva masculina

Na trama, Gabriel é um socorrista do SAMU que falha durante a ação e entra em jornada de autoconhecimento | Reprodução/Caio Godoi

Felipe Pessoa

“Resgate”, filme independente dirigido e estrelado pelo cineasta de Artur Nogueira Brunno Vaz, terá exibição aberta ao público nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, no teatro O Fingidor, que fica na rua XV de Novembro, nº 1400, no bairro Jardim Planalto.

A princípio, a produção divulgou a sessão das 19h como sendo a única, mas uma nova sessão às 21h deve ser anunciada caso os ingressos para o primeiro horário se esgotem. A duração prevista para a sessão é de 1h30. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos clicando aqui. Apesar de franca, a entrada também funciona no modelo “pague quanto vale”, em que o espectador pode contribuir com a quantia que achar justa após o término da sessão.

A trama começa a partir do momento em que o socorrista do SAMU Gabriel (Brunno Vaz) falha ao tentar salvar uma vítima, que acaba morrendo, trauma que lança o protagonista numa espiral de autodescoberta e enfrentamento de suas questões emocionais. Na história, Gabriel passa por uma crise de pânico em decorrência do procedimento mal sucedido, movimento do enredo que o chama para a aceitação do processo de mudança.

A produção vem num momento em que estão em alta os temas relacionados à saúde mental, bem como produções culturais que os abordam. Somado a isto, uma das ideias de Vaz foi posicionar a temática sob a ótica da perspectiva masculina, uma vez que o protagonista Gabriel carrega diversas questões relacionadas à masculinidade.

Obra vem em momento de vasta produção cultural sobre saúde mental Divulgação/VAZ Produções

“Hoje se fala mais sobre saúde mental, então os jovens têm mais acesso a esse cuidado e consideram normal ter um acompanhamento psicológico, coisa que nossos pais não tinham”, explicou Brunno ao Portal On. “Não era bem-visto pela sociedade alguém fazer terapia. E aí entra a questão do homem, da masculinidade.”

“Esse acontecimento (a morte da vítima atendida por Gabriel) é apenas a ponta do iceberg, porque, após esse episódio, ele revisita momentos de trauma causados pela masculinidade tóxica do pai, impossibilitando que ele continue sua função no SAMU até realizar o tratamento”, comentou. “É aqui que vamos conhecer as dores do protagonista, que foram moldadas pela visão de mundo que o próprio pai deu a ele.”

Kiko Pissolato, ator intérprete de Eduardo, terapeuta de Gabriel, disse ao Portal On que acha que “o roteiro fala sobre a saúde mental das pessoas em geral (…). A gente sempre tem a dificuldade de os homens falarem dos próprios sentimentos. Então, também é um convite a essa reflexão, da necessidade de os homens perceberem que eles não são super-herois, que eles precisam se tratar.”

“De geração em geração, temos melhorado nossa visão de mundo. Mas muitos de nós carregamos palavras que ouvimos dos pais, cuidadores, professores, que criaram crenças limitantes que precisam ser quebradas para que tenhamos vida em abundância”, analisou Brunno.

Sobre as expectativas para a estreia, Brunno disse ao Portal On que “para ser bem sincero, estou tentando não pensar muito. Estou ansioso, afinal é meu primeiro trabalho desse porte, com um alto nível de pesquisa, dedicação e trabalho! Espero que o público receba a mensagem do filme Resgate de coração aberto, e que continue confiando na equipe da VAZ Produções para trazer arte que toca os corações”.

No elenco de “Resgate” estão Brunno Vaz, Kiko Pissolato, Ruan Bartarin e Giovana Lima.


‘Resgate’

Onde: Teatro O Fingidor, em Artur Nogueira

Quando: Quarta-feira, 29 de janeiro, às 19h

Como: ingressos gratuitos podem ser adquiridos clicando aqui

Duração prevista: 1h30

Classificação indicativa: 16 anos


Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.