Peixes aparecem mortos na Lagoa dos Pássaros
Mortandade pode chegar a cem quilos. Técnicos acreditam que causa seja o aumento das algas
Até agora, mais de 100 kg de tilápias foram retirados da Lagoa dos Pássaros, em Artur Nogueira. A mortalidade de peixe começou no início desta semana. A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) colheu amostras para analise e divulgará o laudo em aproximadamente 20 dias.
Pela cor esverdeada da água da lagoa, os técnicos anteciparam que o motivo da causa das mortes pode ser o aumento das algas que se encontram no fundo do lago, fazendo com que o nível de oxigênio da água também tenha aumentado, dificultando a sobrevivência dos peixes.
A prefeitura descarta a possibilidade de envenenamento. “Suspeitamos, à principio, que alguém poderia ter envenenado os peixes, mas essa hipótese pode ser descartada, uma vez que morreram apenas tilápias, uma espécie exótica da lagoa” acredita o engenheiro civil da prefeitura, Helton Filippini.
Os peixes mortos estão sendo coletados e levados para o aterro sanitário de Paulínia.
Além de tilápias, a lagoa possui outras espécies como bagre, lambari, guaru, cascudo e carpa.
A prefeitura informou que providenciou a analise da água por outra empresa, além da Cetesb, e afirmou que reativará o aerador, um canhão que esguicha água, fazendo com que o oxigênio se movimente, equipamento que já funcionava alguns anos atrás.
* TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. PROIBIDA PUBLICAÇÃO EM JORNAIS
Fotos de Rafaella Magossi e Alex Bússulo
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.