MEC contempla professora de Artur Nogueira
Gabriela Carlstrom receberá premiação em Brasília por ter desenvolvido o projeto ‘Árvores da Minha Cidade’ com alunos da Escola Ninico
Alex Bússulo
O Ministério da Educação (MEC) contemplou a professora Gabriela de Souza Carlstrom com o prêmio Professores do Brasil pela elaboração do projeto ‘Árvores da Minha Cidade’, desenvolvido com os alunos do 5º ano da Emef Prof. Amaro Rodrigues (Ninico), no Jardim Leonor, em Artur Nogueira.
O projeto desenvolvido pela educadora nogueirense foi criado em fevereiro deste ano. “Estava voltando de uma viagem quando tive a ideia do projeto. Cheguei para os alunos e apresentei a iniciativa. Desde o começo eles adoraram e abraçaram a causa”, afirma Gabriela.
‘Árvores da Minha Cidade’ integra os estudantes e a comunidade no estudo de árvores de Artur Nogueira. “Durante todo o ano letivo trabalhamos o Português, Matemática, História, e outras matérias, integrando as árvores. O projeto também visitou várias árvores históricas e curiosas do município. Conhecemos e entrevistamos nogueirenses que plantaram, lemos histórias e assistimos filmes. Tudo reforçando a interação do homem com a natureza”, afirma a professora.
Em agosto deste ano, Gabriela decidiu criar um grupo no Facebook para reunir os trabalhos realizados pelos próprios alunos e curiosidades relacionadas ao meio ambiente. O projeto ganhou tanta repercussão na comunidade que a professora o inscreveu no prêmio do MEC.
Na última terça-feira (26), Gabriela recebeu um telefonema informando que ela havia sido contemplada. Agora, a professora viajará para Brasília para receber a premiação. “Estou muito feliz com o resultado. Não esperava que seria contemplada. Fiz este projeto porque sempre fui apaixonada por árvores”, afirma Gabriela.
A cerimônia de entrega do prêmio acontecerá no dia 12 de dezembro. A premiação ainda não foi divulgada, mas acredita-se que seja em dinheiro. A diretora da escola, Ivana Fernandes Rossetti, também acompanhará a professora. Todas as despesas com a viagem e hospedagem serão pagas pelo MEC. “A professora Gabriela criou um projeto que nos encheu de orgulho. A paixão dela também fez com que a gente se apaixonasse pelo projeto. Este trabalho veio para enriquecer o aprendizado das crianças. Tanto que a classe dela não terá nenhum aluno reprovado este ano. Estamos todos felizes”, afirma a diretora Ivana.
A diretora Ivana ao lado de Gabriela. Abaixo, fotos do projeto em prática
O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação, promovido juntamente com as instituições parceiras. O Prêmio foi instituído em 2005, por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), e tem como objetivo reconhecer o mérito de professores das redes públicas de ensino, pela contribuição dada para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras.
O concurso consiste na seleção e premiação das melhores experiências pedagógicas desenvolvidas ou em desenvolvimento por professores das escolas públicas, em todas as etapas da educação básica e que, comprovadamente, tenham sido ou estejam sendo exitosas no enfrentamento de situações-problema, considerando as diretrizes propostas no Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.