Morador de Artur Nogueira rifa o próprio carro para custear tratamento da esposa
Companheira de Thiago Turco, Stephany Michaela foi diagnosticada com leucemia e neuromielite aos 30 anos
Da redação
Thiago Aleinikov Turco da Costa, de 33 anos, morador de Artur Nogueira, está promovendo uma rifa para custear os gastos do tratamento de neuromielite e leucemia de sua esposa Stephany Michaela Vasconcelos Couto Turco, de 30 anos. Ele está rifando o carro do casal, um Air Cross 2015, visando ajudar a companheira e eliminar as dívidas já adquiridas com o tratamento das doenças, que tiveram início em dezembro de 2021.
Leucemia
A primeira descoberta de Stephany foi a leucemia. Após uma suspeita do marido de manchas roxas pelo corpo da moça – que ela atribuiu ao estresse -, o casal resolveu realizar exames para compreender o que estava acontecendo. Ambos, na época, residiam na cidade de Rio Claro. A doença foi constatada já em um estágio avançado. Stephany foi prontamente internada para iniciar o tratamento, que incluía transfusões de sangue, aplicações de anticorticoides e quimioterapia, que só eram realizadas na cidade de Jaú.
No final de 2022, Stephany conseguiu uma doação de medula óssea pelo próprio pai, mesmo em situação de risco pela idade. Ela passou, então, por mais sessões de quimioterapia, radioterapia e o transplante de medula. Após todo o procedimento, ela recebeu alta e retornou para sua casa com a esperança de uma nova vida.
Neuromielite
Após seu retorno, Stephany começou a sofrer com quedas e diminuição da audição gradualmente. “Foi feito exame após exame, mas não foi encontrado nada. Um dia, ela acordou e não conseguia mais andar. Sua audição estava fraca e ela teve problemas com luminosidade […]. Sua visão piorou e ela foi internada novamente em novembro de 2022. Ela começou a perder o controle fisiológico e teve que usar fraldas. Ela perdeu totalmente a força nas pernas, a visão e a audição”, conta o marido.
Em uma consulta a um neurologista especializado em doenças raras, na cidade de Piracicaba, foi detectada a neuromielite, uma doença inflamatória, autoimune do sistema nervoso central, que atinge principalmente os nervos ópticos e a medula espinhal.
Mudança para Artur Nogueira
Ao longo desse processo, a família se mudou para Artur Nogueira em setembro de 2022 e, em janeiro deste ano, fez cadastros na Prefeitura para receber suporte na área de saúde. “A prefeitura nos ajuda levando minha esposa para fazer consultas em Jaú e até mesmo com fraldas. Os agentes de saúde também visitam nossa casa para ver se precisamos de algo. Estamos muito satisfeitos com o cuidado e atenção que recebemos da área de saúde em Artur Nogueira”, expõe Thiago.
Problemas financeiros
Entretanto, a ajuda pública não foi suficiente para amenizar os problemas financeiros enfrentados pelo casal. Desde o inicio do tratamento de Stephany, Thiago revela que obteve uma divida alta com medicamentos, exames e demais necessidades. Diante da situação, ele se viu obrigado a recorrer a empréstimos bancários que, com o passar dos meses, passou a comprometer a renda da família.
Stephany atuava como técnica em nutrição, mas havia saído do trabalho para cuidar do filho do casal, atualmente com 2 anos. “Mesmo assim, ela conseguiu afastamento com um salário e meio, mas a burocracia do processo e os afastamentos curtos dificultaram ainda mais a nossa situação financeira”, continua.
Foi neste momento que Thiago, junto a um colega de profissão, teve a ideia de rifar seu carro. “Dependo do carro para ir para o trabalho, então isso foi um pouco difícil para mim. Mas acabamos fazendo a rifa por vinte reais, com dez mil números e um montante bruto de duzentos mil reais. Isso nos ajudaria a liquidar as dívidas, entregar o prêmio e ainda sobrar um pouco para um encaixe financeiro. Com a ajuda da prefeitura de Artur Nogueira, muitas pessoas estão fazendo campanhas e compartilhando a rifa, e já conseguimos vender mais de dois mil números”.
Além da rifa, que sorteará o carro ou o valor de R$40.000,00, de acordo com a preferencia do ganhador, Thiago também criou uma vakinha online para interessados em colaborar, mas que não tenham interesse no sorteio por questões pessoais.
Para mais informações:
https://rifei.com.br/rifa-em-prol-do-tratamento-da-neuromielite-e-leucemia-da-stephany
https://www.vakinha.com.br/3672505
Situação atual de saúde
De acordo com Thiago, os médicos não conseguem prever como será a recuperação de Stephany em relação à neuromielite, já que não há uma cura específica para o problema. Ele explicou que o tratamento atual consiste em tentar reduzir a inflamação, substituindo o plasma sanguíneo por um plasma artificial, mas não há consenso sobre quais sintomas serão revertidos.
Em relação à leucemia, Stephany continua sendo tratada periodicamente com acompanhamentos pós-transplante quinzenais ou mensais no hospital da cidade de Jaú. O processo de recuperação da sua imunidade, hemoglobina e plaquetas ainda é lento e não atingiu níveis normais.
……………………………………..
Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense
É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Nogueirense sem prévia autorização por escrito do Portal Nogueirense, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.